Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Lousada associa-se à campanha nacional "Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância", promovida pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens.
“Serei o que me deres, que seja amor” continua a ser o mote da campanha que está a decorrer durante este mês, tendo como principais objetivos sensibilizar a comunidade para a prevenção dos maus tratos na infância e, simultaneamente, promover uma cultura mais amiga dos Direitos das Crianças.
Assim, estão a ser dinamizadas várias iniciativas e atividades dirigidas à comunidade, às famílias e às crianças e jovens do concelho de Lousada. Exemplos são a exposição do Laço Azul nos principais edifícios municipais e a iluminação dos Paços do Concelho e a iniciativa “Sou criança/jovem, é claro que tenho direito a …” com vídeos informativos sobre os direitos na voz das crianças e jovens dos vários agrupamentos de escola do concelho.
A Junta de Freguesia de Macieira, e várias coletividades da freguesia, promoveram a iniciativa “Serei o que me deres, que seja também saúde”, à qual a CPCJ de Lousada se associa. No passado domingo, na Escola Básica de Macieira foram dinamizados rastreios na área da saúde para crianças e jovens e adultos, e promovidas atividades de lazer para as famílias.
“Em Torno dos direitos das crianças e jovens” é a designação do evento promovido pela Junta de Freguesia do Torno, com o apoio da CPCJ de Lousada que se realizou no dia 14.
Vão ser desenvolvidas outras ações até ao final de abril, pretendendo-se uma relação de parceria e colaboração com a comunidade.
Exemplo disso é a Operação Stop contra os maus tratos na infância, em parceria com a GNR/ Escola Segura e os agrupamentos de escola do concelho e a criação de um vídeo promocional alusivo aos direitos das crianças “Serei o que me deres, que seja Amor”, a ser divulgado nos meios digitais de comunicação da Unidade de Cuidados na Comunidade de Lousada e outras iniciativas promovidas pela ULS Tâmega e Sousa. No encerramento, dia 30 de abril, mantem-se a recriação do Laço Humano, em parceria com o Município de Lousada, o Conselho Local de Ação Social e com os agrupamentos de escolas.