área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
SOS Sapos na Estrada - Voluntariado
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
Integrado na Estratégia Municipal para a Sustentabilidade, o programa - SOS Sapos na Estrada - é uma iniciativa de envolvimento social que tem como objetivos a proteção e a conservação, a nível local, de anfíbios como o sapo-comum (Bufo spinosus).
Os desafios que os anfíbios enfrentam, tais como a destruição e a fragmentação de habitats, a poluição, a introdução de espécies invasoras e as alterações climáticas são progressivamente mais complexos. De acordo com a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), estes são o grupo de vertebrados mais ameaçados do mundo, com aproximadamente 41% das espécies de anfíbios em risco de extinção. Ademais, os atropelamentos enfrentados por estes animais durante a época de reprodução, podem, a nível local, conduzir à rarefação ou à extinção de populações inteiras, como já se encontra documentado em vários locais da Europa.
Perante esta situação, o município de Lousada tem criado vários projetos de conservação da natureza, responsáveis pela proteção e recuperação dos ecossistemas dulçaquícolas, através da iniciativa Lousada Charcos e do projeto Lousada guarda RIOS. Mais recentemente, foi criada a Paisagem Protegida Local do Sousa Superior (PPLSS) que protege e valoriza o património natural e cultural de uma área de 1609 hectares, localizada na envolvente do rio Sousa e dos seus afluentes.
Assim, este programa de caráter inovador pretende aliar-se às estratégias em curso, envolvendo os cidadãos em ações de sensibilização para a importância e para as ameaças enfrentadas pelos anfíbios. Como tal, serão implementadas ações práticas, que permitam a redução da mortalidade rodoviária verificada durante as migrações sazonais.
Junta-te ao programa SOS Sapos na Estrada!