Entrega dos diplomas do curso de Mandarim
No dia 2 de março realizou-se a cerimónia de entrega dos diplomas aos seis alunos do curso de Mandarim de Lousada, que iniciaram a aprendizagem no ano letivo 2019/2020. Os jovens concluíram quatro anos de aulas, inseridas no Curso de Mandarim promovido pelo Município de Lousada. Neste ano letivo, ainda tiveram aulas de preparação para o exame de proficiência da língua chinesa, que se realizou em novembro. No mesmo momento foram entregues os diplomas aos alunos do 2º ano, que realizaram o Exame HSK1.
Foi ainda anunciada a possibilidade da participação dos alunos mais velhos no Summer Camp na China, a realizar-se este ano. Este é um intercâmbio linguístico e cultural, com 21 dias de aulas intensivas de mandarim.
Durante a manhã, os alunos e os encarregados de educação tiveram a oportunidade de participar em diversas atividades no âmbito de uma Sessão Cultural Chinesa, onde puderam experimentar atividades caraterísticas da cultura daquele país.
O Vereador da Educação, Dr. António Augusto Silva, salientou que a autarquia ”tem conseguido constituir turmas que chegam ao final do ciclo de quatro anos, sempre com um grupo de alunos em número considerável”.
Para o Dr. António Augusto Silva “esta parceria com o Instituto Confúcio é para importante, na medida em que a aprendizagem da língua pode ser um fator diferenciador e que pode abrir horizontes a um grupo de jovens que vêm às aulas aos sábados de manhã e que lhes exige tempo e dedicação. O facto é que, no início de cada ano letivo, existem sempre mais alunos interessados em participar nesta atividade".
O Instituto Confúcio da Universidade do Minho tem vindo a oferecer a possibilidade de realização dos Exames Oficiais de Nível de Língua Chinesa – HSK (Hànyŭ Shǔipíng Kǎoshì) e HSKK (Hànyŭ Shǔipíng Kŏuyŭ Kǎoshì), exames da língua chinesa para todos os que aprendem esta língua como língua estrangeira, com autoria e tutela do Governo Chinês, com critérios uniformizados para todo o mundo. Trata-se de um exame independente de qualquer prova académica de chinês, organizado oficialmente, com emissão de diplomas reconhecidos em qualquer parte do mundo.