área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
Município comemorou Dia Internacional da Mulher
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
A Câmara Municipal assinalou o Dia Internacional da Mulher com a apresentação do mais recente livro da poetisa Lousadense Celeste Marques, “Mulheres (a caminho de Jericó)”.
O evento decorreu na Biblioteca Municipal, tendo sido oferecido um exemplar a cada uma das mulheres presentes, bem como uma camélia, dado que decorreu no fim de semana do Festival Internacional de Camélias de Lousada.
A Vereadora da Ação Social, Dra. Maria do Céu Rocha, destacou que “no Dia Internacional da Mulher, celebramos os direitos que as mulheres conquistaram até agora, mas também relembramos que ainda há muito por fazer. Causas como o direito ao voto, a igualdade salarial, a maior representação em cargos de liderança, a proteção em situações de violência física ou psicológica ou ainda o acesso à educação, continuam atuais, pois em vários pontos do mundo, as mulheres não têm esses direitos garantidos”.
A Dra. Maria do Céu Rocha destacou também a importância de neste dia ser feita “a apresentação da obra de uma Lousadense, a Prof.a Celeste Marques, “Mulheres (a caminho de Jericó)”, que exalta a grandeza da condição feminina. Agradeço a presença e por ser uma voz ativa do papel da mulher e de ter contribuído para a formação de muitos Lousadenses, em particular as mulheres”.
O livro, editado pela Câmara Municipal, surge expondo a difícil condição da mulher, complementado com uma segunda parte, intitulada "Análise do Entardecer".
Celeste Marques, natural de Caíde de Rei e professora aposentada, já publicou “O Grito do Pássaro”, “Elos”, “Voo Circular” e “Lousada - Lugares de origem”, bem como a obra didática “A Arte de Ensinar”. É também pintora, com várias exposições individuais e coletivas.