Inauguração da Sede da Junta de Cernadelo

No passado domingo foi inaugurada a Sede da Junta de Freguesia de Cernadelo, cuja bênção esteve a cargo do pároco da freguesia Padre José Augusto.
No passado domingo foi inaugurada a Sede da Junta de Freguesia de Cernadelo, cuja bênção esteve a cargo do pároco da freguesia Padre José Augusto.
A emoção este presente na intervenção feita pelo Presidente da Junta de Freguesia, Eng. Eduardo Taveira, que afirmou “hoje é um dia histórico para a comunidade de Cernadelo sendo esta cerimónia a consagração de um direito da população em aceder, com dignidade, aos nossos serviços para ver solucionados os seus problemas e encaminhadas as suas aspirações”.
Ainda de acordo com o Eng. Eduardo Taveira “este projeto foi possível através de uma conjugação de vontades para o engrandecimento da freguesia e do concelho”.
Há muitos anos que a freguesia tinha este anseio, mas somente agora foi possível devido à sensibilidade e colaboração de muitas pessoas, tendo o Presidente da Junta destacado o importante papel do Padre José Augusto e da Comissão Fabriqueira que cederam o terreno, mas também da Câmara Municipal através do Dr. Jorge Magalhães e do Dr. Pedro Machado, bem como dos técnicos da autarquia. O autarca deixou ainda uma palavra de apreço a todos os elementos da Junta e da Assembleia de Freguesia pela conquista.
Na opinião do Eng. Eduardo Taveira o “agradecimento tem de ser extensível também à população que sempre nos incentivou, reconhecendo o interesse e validade deste equipamento que vai beneficiar a todos”.
Mesmo com a agregação de freguesias, o Presidente da Junta de Cernadelo defende cada Sede de Junta deve manter-se aberta e em funcionamento, bem como devem ser realizadas, rotativamente, as reuniões do executivo e das sessões da Assembleia de Freguesia.
O Presidente da Câmara, Dr. Pedro Machado, começou por referenciar que “este é mais um dia de grande alegria para a freguesia, pois este era um anseio e uma necessidade que a freguesia tinha desde há muitos anos. O facto de haver colaboração por parte das várias entidades fez com que conseguíssemos erguer esta magnifica obra, com a preciosa contribuição da Igreja, através do Padre José Augusto, que cedeu o terreno”.
A autarquia também teve um papel muito importante conjuntamente com a Junta de Freguesia para esta edificação. “Pretende-se sempre uma melhor qualidade de vida para os habitantes e para as gerações vindouras. Este auditório está magnifico à semelhança do espaço exterior que está igualmente muito interessante onde as pessoas podem dinamizar outras atividades” – destacou o Presidente da Câmara.
O Padre José Augusto destacou que “houve a cedência de terrenos para que esta obra e parte exterior, que está muito agradável fosse de todos e para todos. Confiámos no Presidente da Junta e no Presidente da Câmara que pensaram nesta obra que era fundamental para a freguesia”.
O Pároco da freguesia referenciou ainda que “por tudo isto, este é um dia muito importante para a freguesia que passa a dispor dos seus meios para que a Comissão fabriqueira possa igualmente fazer as suas atividades no espaço exterior".