Gala do Desporto premiou atletas e modalidades e feito anúncio de investimentos

Realizou-se na sexta-feira passada, 2 de fevereiro, a 9.ª Gala do Desporto de Lousada, promovida pelo Município em parceria com as associações desportivas.
A Gala do Desporto tem como finalidade distinguir e premiar todos aqueles que ao longo da sua vida e, em particular do ano de 2023, se destacaram no desenvolvimento do desporto no Concelho de Lousada.
O Presidente da Câmara Municipal de Lousada, Dr. Pedro Machado, começou por destacar que “existe no concelho grande valor e mérito desportivo e, por isso, deve ser difícil para a Comissão Reguladora, decidir entre os melhores. Assim, galardoados, nomeados e todos os praticantes desportivos devem ser enaltecidos”.
O Dr. Pedro Machado salientou também que “na última época desportiva o número de atletas federados aumentou, quando comparado com a pré pandemia, ultrapassando já os 2500”.
“Em todo este processo a Câmara Municipal dá um contributo, sendo que o trabalho dos dirigentes dos clubes e associações se torna fundamental para a dinâmica existente, e com excelentes resultados. Por isso, deixo um agradecimento a todos pelo trabalho desenvolvido ao nível desportivo, facto que nos reforça enquanto comunidade” – salientou o Presidente da Câmara.
A autarquia tem dado um conjunto de apoios na área desportiva, que vai desde os contratos de desenvolvimento desportivo, ao plano de atividades dos clubes, exames médicos e seguros desportivos, desporto automóvel e apoios diretos aos clubes, que na época passada ascendeu a 446 mil euros.
“O investimento nesta área passa também pelas obras em equipamentos desportivos, nomeadamente as infraestruturas, dos clubes e do Município, no desporto não federado e nas diversas atividades desenvolvidas pela autarquia, que ascendeu, também na época desportiva passada a 1 milhão de euros” – afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Lousada.
O Dr. Pedro Machado acrescenta que “o trabalho do Município continua e já foi aberto concurso público para a requalificação de equipamentos desportivo com a construção de dois campos sintéticos, numa primeira fase, e outros três numa fase posterior”.
O Presidente da Câmara anunciou também um novo apoio aos clubes que está relacionado com escassez de transportes dos atletas. Assim, “vão ser realizadas reuniões com os clubes, sobretudo com os que têm escalões de formação, com o objetivo de delinear um plano para a aquisição de viaturas para que os atletas tenham melhores condições de conforto e segurança”.
Comissão Reguladora destaca que “nesta Gala todos são vencedores”
Em representação da Comissão Reguladora esteve a Dra. Fátima Esteves que referiu ser notório que “Lousada tem um historial desportivo muito vasto e de grande valor e são muitas as modalidades desportivas que estão à disposição de todos, desde as simples caminhadas pela ecopista até às corridas de Rally na Pista da Costilha. Praticar desporto federado, amador, por lazer ou recreação faz, felizmente e cada vez mais, parte do dia a dia dos e das Lousadenses”.
A Dra. Fátima Esteves, que é Presidente da Direção da Cooperativa Lousavidas, salientou que “no âmbito desportivo, é de enaltecer o empenho do Município na concretização das propostas de melhoria das várias infraestruturas locais que permitem um crescimento da oferta desportiva no Concelho. É de enaltecer, ainda, todo o apoio manifestado aos clubes através dos contratos programas, no apoio ao associativismo, exames médicos e seguros desportivos”.
Atletas, modalidades, clubes e associações distinguidos
Estiveram a concurso cinco categorias de prémios. Nos Prémios Individuais, o Prémio Mérito Desportivo foi para João Santos, da Associação de Hóquei de Lousada. Paula Oliveira, da Academia de Ginástica de Lousada, venceu o Prémio Dedicação e a Modalidade do Ano foi também atribuída à Ginástica. No que se refere à Figura Desportiva do Ano, foi Vítor Valinhas, na modalidade de Hóquei em Campo, que venceu, e o Evento do Ano foi atribuído à União Desportiva de Lagoas por ter organizado o Lagoas Super Cup. O Prémio Best Online, decidido pelo número de gostos (likes) no Facebook do Município, foi para os Sub10 Benjamins, da Associação Desportiva de Lousada.
Os Prémios Coletivos destacaram o Futebol Clube de Romariz, na modalidade de Futebol, como Associação Desportiva do Ano, e a Academia de Ginástica de Lousada, como equipa do Ano, representada pelas Seniores Femininas de Ginástica Artística.
Na categoria de Atleta Revelação a vencedora foi Rita Guimarães, do Futebol Clube de Romariz. Helena Sousa, do Grupo Recreativo, Desportivo e Cultural de Santo Estêvão, venceu na categoria de Dirigente do Ano. A Treinadora do Ano foi Elisabete Ramos, da Associação de Patinagem Artística de Lousada. Vítor Sousa, Automobilismo, foi eleito o Árbitro/Juiz do Ano.
A atleta Feminina do Ano foi Mariana Martins, na modalidade de Futsal, do Centro Cultural e Desportivo da Ordem, e o Atleta Masculino do Ano foi Pedro Moura Pereira, Natação Pura, da Lousada Século XXI.
No que respeita à categoria de Atleta do Ano de Desporto Adaptado, este ano o prémio foi atribuído a Manuela Mota, na modalidade de ParaTénis de Mesa, do Clube de Ténis de Mesa de Lousada.
Foram também distinguidos os Campeões e Atletas integrantes em Seleções Nacionais no ano de 2023.