área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
Município assinalou Dia das Cidades Educadoras
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
Pelo quinto ano consecutivo o Município de Lousada comemorou o Dia Internacional das Cidades Educadoras, organização a que pertence, a 30 de novembro, com uma pintura mural num estabelecimento de ensino do concelho.
Em 2019 o mural foi pintado na EB Lousada Este (Caíde de Rei), seguiu-se EBS Lousada Norte (Lustosa), EBS Lousada Oeste (Nevogilde), EB Prof. Marnoco e Sousa (Lousada) e, este ano, na EBS Dr. Mário Fonseca (Nogueira).
O mote tem passado por evocar laureados com o Prémio Nobel da Paz, acautelado na escolha a diversidade cultural, geográfica, geracional e de género, bem como os valores defendidos. Malala Yousafzai, Nelson Mandela, Nadia Murad e Leymah Gbowee foram já as personalidades escolhidas.
Este ano a escolha recaiu em Linus Pauling, já que a sua campanha contra os testes nucleares assume uma grande relevância quando se fala da utilização de bombas nucleares na Ucrânia e em Gaza, na Palestina. "Mais que um embelezamento estético da escola com uma obra de arte, a pintura transforma-se num pretexto de exploração pedagógica em áreas como a cidadania e outras", para o Vereador da Educação.
Para estimular essa exploração, foram editados e distribuídos pelos alunos das escolas envolvidas postais com breve informação sobre a personalidade retratada, o Dia Internacional das Cidades Educadoras, o autor do mural, bem como a fotografia do mural.