área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
Pacheco Pereira hoje em Lousada
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
José Pacheco Pereira vai estar hoje em Lousada para a inauguração da exposição “Unidos Venceremos! Protesto, sindicatos e greves no Marcelismo (1968-1974)”, no âmbito das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril. O evento vai ter lugar no Espaço AJE, pelas 18h00, com entrada livre.
Desta exposição consta um primeiro levantamento exaustivo das greves e protestos no Marcelismo, que aponta para um número superior a 300 ocorrências, e informação obtida a partir da consulta de documentação inédita da Legião Portuguesa (LP) e da PIDE-DGS, que permite compreender os mecanismos da repressão da ditadura: PIDE-DGS, PSP, GNR e LP. A exposição destaca ainda a participação das mulheres neste movimento de contestação, em particular das operárias ligadas aos têxteis e lanifícios.
«Unidos Venceremos! Protesto, sindicatos e greves no Marcelismo (1968-1974)» é uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril e da Ephemera - Associação Cultural, em parceria com Direcção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, Arquivo Nacional do Som, Câmara Municipal de Lisboa, Câmara Municipal do Barreiro e CP – Comboios de Portugal.
A exposição vai estar patente no Espaço AJE até dia 31 de janeiro e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às17h30.