Apresentados resultados do PLEEPE
O projeto Promoção da Leitura e da Escrita na Educação Pré-Escolar (PLEEPE) teve continuidade no ano letivo que terminou. Assim, pelo segundo ano, este projeto dedicado aos mais pequenos, com idades compreendidas entre os quatro e os seis anos, cumpriu o objetivo de promoção de competências facilitadoras da aprendizagem formal da leitura e da escrita, através da participação de diversos intervenientes, com destaque para as educadoras de infância, encarregados de educação e psicólogos.
Participaram 367 crianças e 54 educadoras de infância dos quatro agrupamentos de escolas do concelho. Foram realizadas diversas ações de formação com as educadoras e com as psicólogas, de modo a que haja uma base científica, estruturada, sistemática e articulada entre as profissionais envolvidas.
Dos resultados obtidos, resultado da monitorização de desempenho do progresso, verificou-se que 86 crianças saíram da intervenção complementar por apresentarem quer uma evolução positiva, quer um desempenho similar ao grupo de referência. Passaram a integrar a intervenção complementar 28 crianças que, no despiste universal, não tinham ficado identificadas como em risco e mantiveram a necessidade de continuar a beneficiar de intervenção complementar 99 alunos. No total, 127 crianças passaram a beneficiar de intervenção complementar.
Nas reflexões finais a Prof. Doutora Joana Cruz, Diretora do Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, da Universidade Lusíada, “a implementação do projeto PLEEPE durante o ano letivo 2022-2023 permitiu aumentar a evidência de que uma intervenção atempada, estruturada, multidisciplinar e sistemática produz melhorias no desempenho da literacia emergente”.
Ainda de acordo com a investigadora “o Município de Lousada possui profissionais experientes e capacitados para avaliar, tomar decisões com base em evidências e intervir num domínio fulcral à promoção de percursos escolares de sucesso, bem como recursos digitais que podem auxiliar neste processo e instrumentos de avaliação validados para a população, atribuindo credibilidade ao trabalho desenvolvido”.