DICAS no acompanhamento de alunos do concelho
Foram apresentados os resultados de avaliação do programa DICAS, no passado dia 25 de setembro.
O Vereador da Educação, Dr. António Augusto Silva, destacou que “o DICAS é já um exemplo para outros municípios que o foram replicando às suas realidades nos últimos anos. Este programa tem contribuído, de modo muito positivo, para a melhoria dos dados estatísticos no concelho, no que respeita à educação. No entanto, fomos introduzindo alguns eixos e atividades importantes, com o intuito de melhorar este projeto, como as Férias Ativas e a avaliação dos alunos condicionais”.
Para o Dr. António Augusto Silva “os resultados obtidos neste contexto são o resultado do trabalho coletivo dos psicólogos dos agrupamentos e dos psicólogos do Município, das direções das escolas, dos professores e educadores e dos Serviços de Educação do Município, que contam com a colaboração de muitas entidades externas”.
A Vereadora da Ação Social, Dra. Maria do Céu Rocha, também presente, salientou que “este é um trabalho que necessita de ser feito em conjunto, com as várias áreas, como a formação, emprego, ação social, educação para que ninguém seja excluído. Desta forma estamos a preparar os mais novos para o mercado de trabalho”.
O DICAS – Diversidade, Inclusão, Complexidade, Autonomia e Solidariedade teve início no ano letivo de 2007-2008, e pretende ser uma resposta ao crescente número de pedidos de avaliação e acompanhamento psicológico por parte das escolas. É composto por três projetos, o Pré-SEA (Sinalização, Encaminhamento e Acompanhamento), que se destina às crianças a partir dos quatro anos que frequentam os jardins-de-infância públicos do concelho, o SEA (Sinalização, Encaminhamento e Acompanhamento), para os alunos do 1.º ciclo, a que se junta o Orienta-te e Segue, destinado aos alunos do 9.º e 10.º ano.
O Pré-SEA é um projeto único em Portugal de ação ao nível do pré-escolar no ensino público. Neste último ano letivo teve algumas alterações, nomeadamente a divisão do projeto em duas fases, tornando-se mais abrangente quer ao nível dos rastreios efetuados como do público-alvo a que se destina, tornando-se ainda mais prolongado no ano letivo.
No ano letivo 2022-2023 foi também estabelecido, pela primeira vez, um protocolo de colaboração entre as óticas do concelho e o Município, para a realização de rastreios visuais aos alunos elegíveis para o mesmo. Houve, num primeiro momento, o rastreio desenvolvimental e rastreio visual infantil, seguindo-se a intervenção junto dos alunos condicionais. Foi também elaborado o caderno de atividades “Aprende e Diverte-te em Família”, destinado a todos os alunos, e respetivas famílias, que participaram no projeto, associando informações sobre as competências desenvolvimentais rastreadas e exercícios para as estimular.
Ao desenvolver estes rastreios são avaliadas aptidões e competências necessárias para os processos de aprendizagem, sendo feitos os encaminhamentos necessários. Existe ainda uma sensibilização dos encarregados de educação dos alunos condicionais para as vantagens da frequência do ensino pré-escolar durante mais um ano letivo.
Houve um aumento significativo do número de alunos no pré-escolar, desde 2013-2014, com 1134 crianças. Foram rastreados 633 alunos, correspondendo a 94% do total, na parte desenvolvimental, e visual, sendo o maior número de sempre.
No que respeita aos alunos condicionais, dos 125 alunos nessas condições, foram alvo de avaliação 98 alunos.
Destes, 34% dos encarregados de educação, respeitantes a 42 alunos, decidiram que o seu educando devia permanecer mais um ano no pré-escolar. Os restantes 66% dos encarregados de educação, referentes a 82 alunos, efetuaram a matrícula do seu educando no 1.º ciclo.
Para o Dr. António Augusto Silva “este tipo de intervenções mostra-se importante e não pode nunca ser realizado por simples ariméticas, mas sim aluno a aluno, caso a caso, procurando sempre melhorar”.
Foi também entregue, pela primeira vez, a 655 crianças, o caderno de atividades “Aprende e diverte-te em família”, cujo objetivo passa por promover o envolvimento das famílias na promoção do bom desenvolvimento, bem-estar das crianças e o seu sucesso educativo. Este caderno contém informações sobre as aptidões necessárias para a aprendizagem, como competências locomotoras e manipulativas, compreensão visual, linguagem, interação social e autonomia, aliadas a exercícios exemplificativos que podem ser realizados para as estimular.
SEA para alunos do 1.º ciclo
No que respeita ao projeto SEA, foram sinalizados, no ano letivo 2022-2023, 418 alunos, tendo sido intervencionados um total de 818 alunos. Foram efetuadas 197 avaliações psicológicas e mais de dois mil relatórios para os docentes, relativamente aos alunos alvo de intervenção. Foram ainda efetuados 170 encaminhamentos, nomeadamente para o Centro Saúde, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, serviços sociais entre outros.
Aprendiz por 1 dia e Férias Ativas
O “Orienta-te e Segue” continua a ter duas ações que se destacam pela elevada participação dos alunos do 9.º e 10.º ano. O Aprendiz por 1 dia é já uma tradição em que os mais novos têm a oportunidade de, durante um dia, experimentar a profissão que pretendem ter. No topo das preferências continuam as profissões nas áreas das Forças Armadas, segurança e proteção, desporto e ciências sociais, na área jurídica. Participaram 374 alunos, tendo sido a maior participação desde sempre. Foram escolhidas 86 áreas profissionais, em 72 empresas, de 13 municípios.
Nas Férias Ativas, que se realizou pelo 5.º ano consecutivo, participaram 117 alunos provenientes de escolas do concelho. Escolheram 34 áreas profissionais no concelho que foram desenvolvidas em 46 empresas.