área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
CRIDO vai às escolas
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
O trabalho de Conservação da Natureza que decorre no Município visa não só uma intervenção à escala local, mas também nacional e como tal, recentemente tem havido um forte envolvimento da comunidade e das equipas técnicas numa das espécies que se encontra em forte declínio - o ouriço-europeu.
Assim, foi criado um protocolo com o Centro de Recuperação e Interpretação do Ouriço (CRIDO), da Associação Amigos Picudos, único centro de recuperação da Península Ibérica.
As boas práticas de gestão implementadas nas microrreservas municipais têm permitido devolver várias dezenas de ouriços à Natureza, que foram alvo de atropelamentos, ferimentos, desidratação ou outras patologias, que após um período de recuperação no CRIDO estão novamente aptos para a vida selvagem.
O protocolo estabelecido inclui ainda a realização de várias sessões de sensibilização nas escolas, permitindo que os alunos fiquem a conhecer melhor este animal, como o podem ajudar nas suas casas e o que devem fazer se encontrarem um ouriço a precisar de ajuda.