área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
Festa do Emigrante no dia 6 de agosto no Parque de Vilar
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
No dia 6 de agosto, domingo, celebra-se a Festa do Emigrante, no Parque da Torre de Vilar do Torno e Alentém.
O dia começa com a celebração de uma Missa Campal, pelas 11h00. A tarde vai contar com a animação da fadista Rita Machado, pelas 14h45, dos 4 Mens e, a terminar a tarde, o Lousadense Duarte Morais.
Num evento dedicado, sobretudo, aos emigrantes, vão ser disponibilizadas informações no âmbito do Gabinete de Apoio ao Emigrante.
Este evento é organizado pelo Grupo de Cavaquinhos “Os Amigos de Vilar” e conta com o apoio da Câmara Municipal de Lousada e da Junta de Freguesia de Vilar do Torno e Alentém.
Feira do Melão Casca de Carvalho e Vinho Verde
Inserido no Festa do Emigrante vai realizar-se a Feira do Melão Casca de Carvalho e Vinho Verde, também no Parque da Torre de Vilar, onde vão estar 12 produtores de melão e vinho, e também artesãos. Este evento vai funcionar das 10h00 às 18h00.
O melão casca de carvalho é característico da região, sendo considerado um produto com elevado potencial de comercialização, sendo uma mais-valia para a economia local.
Este é um fruto com rendilhado intenso, com casca de cor cinzenta com manchas verdes escuras e textura reticulata fina a média. A polpa, de cor salmão, sabor apimentado, pouco doce e sumarento, sendo muito procurado em eventos, feira e romarias. Em 2005 foi criada a Associação de Produtores de Melão Casca de Carvalho do Vale do Sousa, com sede em Lousada.
Relativamente ao vinho verde, este é reconhecido a nível nacional e internacional e é um dos produtos característicos da região.
A Vereadora do Desenvolvimento Social e Económico, Dra. Maria do Céu Rocha destaca que "estes dois produtos locais são, por si só, um bom motivo para visitar a Feira ou a Festa do Emigrante e conviver ao som de música tradicional."