Município distinguido pela FP de Hóquei


Lousada esteve representada na Gala dos 75 anos da Federação Portuguesa de Hóquei (FPH) que se realizou no dia 10 de junho, no Comité Olímpico de Portugal.
Foram vários os atletas homenageados neste evento, em que também o Município foi distinguido com o galardão de Sócio de Mérito pelo papel que te tido no “apoio ao hóquei português e um parceiro importante para o crescimento desta federação. Casa do melhor e maior sintético de hóquei em Portugal, e um dos melhores da europa, Lousada recebe diversos campeonatos nacionais e internacionais. Neste sentido, gostaríamos muito de agradecer a esta entidade, pelos passados contributos e certamente por um futuro cheio de colaborações bem sucedidas”, de acordo com a FPH.
A representar o Município de Lousada esteve o Vereador do Desporto, Dr. António Augusto Silva, que afirmou que “congratulamo-nos pela distinção que nos foi atribuída que vem reconhecer o apoio que o Município tem dado ao desporto em geral e ao Hóquei em particular. A prática de Hóquei em Campo em Lousada tem 56 anos, mas foi nos últimos 20 que conheceu um desenvolvimento assinalável muito pela construção do estádio para a prática da modalidade. Este investimento numa estrutura de excelência, potenciada por uma residência desportiva, deu a Lousada uma assinalável centralidade no hóquei nacional e internacional, quer a nível do aumento de clubes locais e praticantes, sede de fases finais nacionais e internacionais e estágios de seleções nacionais e estrangeiras. Estamos perante uma história de sucesso que muito deve à visão do Município e ao trabalho dos agentes desportivos Lousadenses”.
O árbitro José Ribeiro, bem como o ex-atleta Vítor Valinhas, receberam a distinção de Sócio de Mérito.
A Medalha de Dedicação foi entregue a Hugo Santos, treinador e coordenador de formação da Associação Desportiva de Lousada. Elisabete Ribeiro, dirigente do Juventude Hóquei Clube, foi agraciada com a Medalha de Dedicação.
O Atleta Masculino do Ano foi José Valinhas contando com dois campeonatos europeus de clubes (Indoor e Outdoor), tendo recebido as distinções individuais de melhor marcador do Campeonato Nacional de Indoor, Melhor Jogador e Marcador do Europeu de Clubes Indoor, sendo um dos jogadores atuais mais internacionais da Seleção Nacional e um dos capitães dos Linces.
Gonçalo Marques foi distinguido como Atleta Jovem do Ano. Hugo Santos foi o Treinador do Ano, sendo atualmente treinador da Associação Desportiva de Lousada, que neste ano conquistou todos os troféus no Escalão de Seniores Masculinos em que participou. No que respeita à Equipa Masculina do Ano o prémio foi atribuído à Associação Desportiva de Lousada – Hóquei, vencedor de todos os troféus nos escalões Seniores Masculinos.
O Prémio Carreira foi atribuído a João Santos, que se retirou do Hóquei no dia 10 de junho, após décadas marcantes como jogador.
O Vereador do Desporto do Município de Lousada acrescentou ainda que “é motivo de satisfação que na Gala onde fomos agraciados, tivemos a companhia de nove atletas, treinadores, árbitros, dirigentes ou equipas de Lousada, facto que mostra bem a importância de Lousada no Hóquei nacional, a quem aproveitamos para dar os parabéns, bem como à Federação Portuguesa de Hóquei pelos seus 75 anos”.