área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
Habitação Acessível em Lousada
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
Foi apresentado na passada terça-feira, dia 2 de maio, pela Ministra da Habitação, Dr.ª Marina Gonçalves, o projeto vencedor do Concurso de Conceção para um empreendimento habitacional destinado ao arrendamento acessível.
O edifício vai ser construído no terreno do Município de Lousada situado em frente à GNR, sendo que a sua concretização vai ser realizada pelo IHRU (Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana) em parceria com o Município e totalmente financiado pelo Plano de Recuparação e Resiliência.
A intervenção prevê um total de 45 fogos de diferentes tipologias, a que corresponde uma área bruta de construção acima do solo máxima de 4.650 m2. O empreendimento destina-se a criar condições para o aumento da oferta de arrendamento acessível e vai cumprir as disposições do regime da habitação a Custos Controlados, regulado pela Portaria n.º 65/2019, de 19 de fevereiro, na redação dada pela Portaria n.º 281/2021, de 3 de dezembro.
Este concurso contou com a assessoria da Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitetos e com o apoio e a colaboração do Município de Lousada.
Segue-se a realização do concurso público para a construção do edifício e, só após essa fase, vai ser conhecido o regulamento de atribuição das habitações.