Ministra da Habitação para anúncio de novo projeto
A Ministra da Habitação, Dra. Marina Gonçalves, acompanhada da Secretária de Estado da Habitação, Dra. Fernanda Rodrigues, estiveram ontem, 2 de maio, em Lousada.
Nesta visita a Lousada, a Ministra da Habitação assistiu à apresentação do projeto vencedor para o conjunto habitacional Hans Isler, composto por 45 habitações, financiado ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O projeto, que vai ficar situado num terreno municipal junto ao posto da GNR de Lousada, engloba dois blocos habitacionais, com uma praça interior dedicada à confluência dos espaços e com uma forte componente de sustentabilidade ambiental, quer ao nível do arranjo arbóreo exterior, mas também no uso de materiais perfeitamente enquadrados neste contexto.
O Presidente da Câmara, Dr. Pedro Machado, afirmou que “é nossa intenção que o projeto do conjunto habitacional Hans Isler seja o primeiro de vários. Sentimos total abertura por parte do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) e do Ministério da Habitação para concretizar esta resposta. Começa a haver um problema com a habitação no concelho, muito por culpa do nosso sucesso, ou seja, existe uma procura elevada de casas face à excelente qualidade de vida existente em Lousada, mas isso também leva a que o preço suba. Por esse motivo, estes projetos são estruturais e correspondem à necessidade de habitação a custos controlados”.
A Ministra da Habitação, Dra. Marina Gonçalves, começou por destacar que “visitar Lousada é sempre sinónimo de novos projetos porque aqui existem excelentes parceiros que pensam nas pessoas como prioridade, como é o caso do Município”.
Para a governante “a habitação é um dos pilares do Estado Social e os municípios têm um papel importante porque conhecem o seu território e população muito bem. Tendo também o Estado Central a função de garantir habitação”.
No que respeita a Lousada, a Ministra da Habitação referiu que “existe muita insistência e grande vontade por parte dos responsáveis autárquicos para que os problemas e projetos tenham rápidas conclusões”.
No final da sua intervenção a Dra. Marina Gonçalves destacou que “são dias como estes que dão sentido ao trabalho que desenvolvemos. Por isso, aguardamos mais projetos para serem concretizados em Lousada”.