área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
Rede de Águas Residuais no concelho
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
O Município está a terminar uma intervenção com cerca de 20kms de coletor da rede de águas residuais, em que vão ser servidos mais de 600 novos alojamentos que se traduzem em 530 novos ramais de ligação. A concretização deste projeto permite o incremento do número de habitantes servidos e a melhoria da eficácia do sistema.
A obra está orçada em 1.988.349,63€, tendo um financiamento da União Europeia de 826 307,56€, fruto de candidatura ao POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.
Assim, a empreitada consiste na instalação de infraestruturas para drenagem de águas residuais na União de Freguesias de Nespereira e Casais, União de Freguesias de Cernadelo, S. Miguel e Sta. Margarida, União de Freguesias de Silvares, Pias, Nogueira e Alvarenga, União de Freguesias de Cristelos, Boim e Ordem, também em Caíde de Rei, Lodares, Aveleda, Meinedo, Vilar de Torno e Torno, concluindo assim, a rede de drenagem de águas residuais em diversos aglomerados habitacionais.
Com estas intervenções pretende-se sobretudo, a extensão do serviço de saneamento à população ainda não servida, melhorar as condições de qualidade de vida das populações locais dotando-as de infraestruturas de drenagem de águas residuais, capitalização de investimentos anteriormente efetuados, aumento da população servida pelo sistema de drenagem de águas residuais e também da qualidade de vida e a redução de risco para a saúde humana da população das freguesias intervencionadas. Desta forma, o concelho aproxima os seus níveis de serviço às metas e objetivos do PENSAAR 2020 (Plano Estratégico de Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais).