Biblioteca Municipal comemorou aniversário

Atividades na rua com miúdos e graúdos durante o dia
No passado dia 12 de setembro assinalou-se o 11.º aniversário da Biblioteca Municipal de Lousada com diversas atividades, abrangendo participantes de diversas faixas etárias.
A tarde foi passada na Avenida Senhor dos Aflitos onde miúdos e graúdos se juntaram para assinalar esta data.
Esteve também presente o Vereador do pelouro da Cultura, Dr. Manuel Nunes, que teve a oportunidade de destacar o facto de as comemorações serem efetuadas “na rua para mostrar à população que a Biblioteca de Lousada sai do seu local até às pessoas de diversas idades”.
Esta é uma forma de assinalar mais um ano de atividade de modo diferente, em que um dos objetivos é colocar todos em volta das letras.
Onze anos após a inauguração “a Biblioteca Municipal tem ainda um percurso a construir, na medida em que este tempo foi de afirmação de uma estrutura, de uma ideia. Estão a ser criadas dinâmicas novas que vão ser aplicadas na Feira do Livro que vai ter lugar no próximo mês e vai ser também na rua”- palavras do Vereador da Cultura.
Ainda de acordo com o Dr. Manuel Nunes “pretende-se com este tipo de ações passar a ideia da realidade vivida na Biblioteca Municipal, que é um espaço com dinamismo, colorido, com muita luz e animação, onde os utilizadores têm idades muito diversas, chegando mesmo a serem realizadas atividades intergeracionais”.
A dinamização da leitura passa para além do espaço físico da Biblioteca Municipal através do Bibliomóvel, que percorre o concelho levando os livros até aos estabelecimentos de ensino e os vários movimentos seniores.
Também os Biblioespaços são importantes na promoção e divulgação da leitura e da literacia. São seis locais do concelho que têm ao dispor da população vários títulos. Assim, são parceiros nesta atividade, com a Biblioteca Municipal, o Conservatório do Vale de Sousa, a Associação Desportiva e Cultural de Lodares, a Associação de Solidariedade Social de Nespereira, a Associação Despertar de Vilar do Torno, a Cabeleireiro Augusta e as Piscinas Municipais - Lousada Séc. XXI.
Durante os meses de verão, junho, julho e agosto, o número de utilizadores rondou os três mil das diversas idades. Foram cerca de 130 atividades que foram desde workshops, visitas, ateliês, hora do conto, formações, exposições, entre outras. Parte destas atividades foram realizadas através de uma fusão de gerações, em que estiveram lado a lado os utilizadores mais pequenos e os utentes dos movimentos seniores.