I Jornadas Técnicas de Proteção Civil
Realizaram-se na sexta-feira e sábado, as I Jornadas Técnicas de Proteção Civil “Prevenir, atenuar, socorrer e apoiar”, promovidas pela União de Freguesias de Cristelos, Boim e Ordem com o apoio do Município de Lousada.
A Secretaria de Estado da Proteção Civil, Dra. Patricia Gaspar, que se juntou através do Zoom, destacou o facto de ser importante “o arrojo que a União de Freguesias de Cristelos, Boim e Ordem e do Município por promoverem este evento. Tem-se verificado um crescente interesse por parte dos municípios e das juntas de freguesia nesta matéria, resultando num trabalho cada vez mais integrado e coordenado com a envolvência das comunidades”.
A Secretária de Estado afirmou também que “neste momento, a nível nacional, está a ser trabalhada a época de incêndios, que se assume como um caminho difícil, em que o risco zero não existe, havendo confiança no trabalho que está a ser desenvolvido”.
Na intervenção da sessão de abertura, o Vereador da Proteção Civil, Dr. António Augusto Silva, afirmou que “a Unidade Local de Proteção Civil da União de Freguesias de Cristelos, Boim e Ordem, a primeira, e por agora ainda a única do concelho, é um serviço de proximidade de prevenção e de apoio às populações, que não se sobrepõe aos serviços municipais, nem a outros agentes de proteção civil, mas que com eles trabalha de forma articulada e complementar, imbuída do princípio da subsidiariedade, e no respeito pelas competências dos restantes agentes”.
Para o Dr. António Augusto Silva “este é exemplo a replicar no concelho, já que o detalhe com que conhece o território, as pessoas e os seus bens, permite-lhe antecipar, reagir e mobilizar, com ganhos na prevenção dos riscos, sejam eles sociais, naturais ou tecnológicos e no apoio ao socorro e à reposição da normalidade”.
O Presidente da União de Freguesias de Cristelos, Boim e Ordem, Prof. Eduardo Vilar, afirmou que “este evento assume-se de grande relevância destinada à partilha de conhecimento, informação e sensibilização da população em geral. O facto de termos como palestrantes provenientes de organismos oficiais do Estado, militares, bombeiros e técnicos especializados confere a estas Jornadas uma vertente mais deontológica e pautada por grande rigor e elevada qualidade técnica”.
Durante os dois dias foram abordados diversos temas, como “O novo modelo de reorganização da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil”, “Missões, experiencia e a importância das Forças Operacionais Conjuntas (FOCON)”, “Proteção Civil de Matosinhos – Organização e atualidade vs desafios futuros”, “Vespas Velutina. Caso Prático”, “Segurança contra incêndios em edifícios – a perspetiva dos municípios”, “Interface Urbano-Florestal na área Metropolitana do Porto”, “Veículos Aéreos não tripulados no apoio à decisão”, entre outros.
No sábado realizou-se, na Mata de Vilar, o Exercício Livex – Busca e salvamento, com a colaboração da equipa cinotécnica do Regimento Sapadores Bombeiros do Porto, HP Drones Academy, S2i Software e Bombeiros Voluntários de Lousada.