área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
Hospital dos Pequeninos e rastreios à população
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
Realizou-se na passada sexta-feira, uma nova edição do Hospital dos Pequeninos, em que 150 crianças tiveram a oportunidade de levarem os seus bonecos ao médico. Esta é uma atividade, que se realiza há vários anos, que resulta de uma parceria entre o Município de Lousada e dos estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS).
Este ano, a iniciativa teve lugar na Academia de Formação de Lousada (junto à GNR), e as crianças fizeram-se acompanhar de um “boneco”, a quem chamam de filho, tendo sido feita, previamente, uma ficha do doente com ajuda das educadoras. O objetivo desta atividade é desmistificar a “bata branca” ao proporcionar um contacto com a profissão médica e com o ambiente hospitalar de modo descontraído num meio adaptado ao mundo infantil, bem como fazer, precocemente, educação para a saúde.
Para o Dr. António Augusto Silva, Vereador da Educação, “este foi um momento muito especial, repleto de ternura. Acreditamos também que seja um momento importante para a sensibilização para as questões da saúde e de estilos de vida saudável. Embora muito pequeninos, não deixam de levar mensagens que se transformarão em comportamentos”.
O Vereador da Educação teve ainda oportunidade de deixar “uma palavra especial de agradecimento aos estudantes do ICBAS que, mais uma vez, tiveram a generosidade de partilhar o seu tempo e o seu conhecimento”.
Os mais pequenos tiveram ainda a oportunidade de levar os seus bonecos, no sábado, ao Parque Urbano Dr. Mário Fonseca, numa recriação do Hospital dos Pequeninos do dia anterior, aquando da realização dos rastreios à população, no âmbito do Medo n Tour.
Assim, os alunos do ICBAS estiveram disponíveis para realizarem, no sábado e domingo, rastreios gratuitos de obesidade, hipertensão arterial e diabetes. A população aderiu, tendo sido efetuados cerca de 100 rastreios.