área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
As Tílias de Vila Meã tornam-se esculturas
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
No âmbito da obra de requalificação urbana da Rua do Picoto, foram incorporadas no domínio público duas emblemáticas tílias, localizadas junto à entrada da Quinta de Vila Meã, na Av. dos Combatentes da Grande Guerra.
Após uma avaliação fitossanitária, as árvores, que integram o projeto Gigantes Verdes de Lousada, foram diagnosticadas com diversas doenças e debilidades provocadas por sucessivas podas agressivas, o que impossibilitava a sua manutenção segura no espaço público.
Todavia, ao invés do abate, o Município de Lousada optou por perpetuar a memória e valor histórico destes dois gigantes verdes, transformando-os em esculturas que celebram a biodiversidade e a relação do homem com a natureza. As esculturas servem, de igual modo, de alerta acerca da forma como as nossas árvores devem ser valorizadas e cuidadas, evitando podas desnecessárias e persistentes que, como aconteceu neste caso, acabam frequentemente por ditar a sua morte.
O trabalho artístico, a cargo da escultora Rosa Van de Vooren, está finalmente concluído e pode ser apreciado por todos os que passarem diante dos torreões da Quinta de Vila Meã, onde novas tílias serão em breve plantadas.