área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
Nova Gorica acolheu projeto Faro
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
A envolvência dos cidadãos através de iniciativas que permitam o fortalecimento de uma consciência europeia levou, no seguimento da Convenção de Faro, ao aparecimento do projeto Faro, um projeto que procura concretamente a participação de cidadãos na compreensão e proteção do património dissonante, material e imaterial, herdado de regimes ditatoriais e autocráticos.
A 7ª sessão do Projeto Faro ocorreu na Eslovénia nos dias 25 e 26 de janeiro, acontecendo a reunião dos parceiros em Nova Gorica, cidade que em 2025 vai ser palco da Capital Europeia da Cultura. Para este encontro foi pedido aos participantes que desenvolvessem, em detalhe, uma apresentação centrada em seis tópicos, contextualizando a realidade de cada país parceiro.
Assim, sob uma perspetiva alargada, as questões centraram-se numa exposição sobre que tipo de herança dissonante possui o Município de Lousada, qual o contexto do seu surgimento, que função lhe está hoje determinada e quais as potencialidades e principais ameaças à sua preservação. A última questão procurou revelar que consciência existe na comunidade local sobre o património cultural dissonante.