área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
Ministra da Coesão Territorial em Lousada
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
Realizou-se no dia 9 de novembro a sessão de apresentação de projetos de inovação social da Região Norte. O evento, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte e pela Estrutura de Missão Portugal Inovação Social (EMPIS), com o apoio do Município de Lousada, contou com a presença da Ministra da Coesão Territorial. A Portugal Inovação Social constitui uma iniciativa pública que visa promover a inovação social e dinamizar o mercado de investimento social em Portugal. Dotada de cerca de 150 milhões de euros do Fundo Social Europeu (FSE), no âmbito do Acordo de Parceria Portugal 2020, canaliza a verba para o financiamento de projetos que proponham abordagens alternativas e inovadoras para responder a problemas sociais concretos. O Presidente da Câmara de Lousada, Dr. Pedro Machado, mencionou o projeto de Inovação Social do concelho que foi financiado - Movimento Sénior – submetido pela Associação de Solidariedade Social de Nespereira.
“O projeto já estava a ser desenvolvido no concelho, resultante de uma necessidade de respostas sociais para os seniores. O sucesso do projeto é muito elevado pelo que o Município continua a assegurar o funcionamento do mesmo. Deve ser objeto de reflexão para que possa ser replicado por todo o país como uma resposta social” – acrescentou o autarca.
A Ministra da Coesão Territorial, Dra. Ana Abrunhosa, começou por afirmar que “na área da inovação social Portugal é uma referência de sucesso dentro e fora da Europa. Para que assim seja, é de extrema importância o empenho e trabalho de empreendedores, investidores sociais e parceiros públicos e privados”.
Ainda de acordo com a Ministra da Coesão Territorial “é intenção levar para a política pública o que entendemos serem boas práticas, que foram testadas e deram resultados positivo. É importante transformar estes casos em práticas comuns, tal como afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Lousada”.