Secretário de Estado da Educação em Lousada

Realizaram-se as IX Jornadas da Educação, nos dias 8 e 9 de setembro, tendo como mote “Mais arte para uma melhor educação”, no Auditório da Escola Secundária de Lousada.
Este evento, que marcou também o arranque do ano letivo, contou com presença do Secretário de Estado da Educação, Dr. António Leite, que defendeu “mais escola e mais gente a ter acesso ao conhecimento” como pilares importantes para que haja “a garantia de educação para todos”.
Apesar de “existirem problemas que afligem a todos e que se pretendem ver resolvidos”, como referiu o Dr. António Leite, foram apontadas prioridades do Ministério da Educação, como a requalificação das escolas, a modernização dos equipamentos e os recursos humanos
O Secretário de Estado da Educação afirmou também “estar otimista, porque com o saber, profissionalismo e empenho dos professores, bem como dos pais, existe uma melhor escola”.
O Presidente da Câmara, Dr. Pedro Machado, destacou que “a autarquia tem feito um esforço contínuo, nomeadamente no que respeita à requalificação dos edifícios escolares para que tenhamos escolas com boas condições para todos”.
“As obras que foram feitas na Escola Básica (EB) de Lousada, que era a que apresentava maiores problemas, vão também acontecer na EB de Caíde de Rei, na EB de Lustosa e na EB de Nevogilde” – anunciou o Dr. Pedro Machado.
Também as obras iniciadas em dez Escolas Básicas do 1.º ciclo e jardins de infância, num valor aproximado de 5,5 milhões de euros, foram referidas na intervenção do Presidente da Câmara.
Jornadas para falar da arte
Os temas em destaque durante os dois dias foram diversificados. “As artes, as imaginações e as escolas: por uma ecologia de ação criativa” foi o tema da conferência apresentada pelo Dr. António Ângelo Vasconcelos e a Dra. Teresa D´Eça falou sobre “Espaços educacionais para viver juntos através das artes”.
“Na escola, à roda das artes – o que pode…” foi o tema do painel que abordou as áreas do teatro, música, dança, artivismo e artes visuais, com moderação de César Israel Paulo. A tarde do primeiro dia de Jornadas foi preenchida com as Oficinas Temáticas.
No segundo dia destacou-se a intervenção do Dr. Guilherme d´Oliveira Martins sobre “O estado da Arte”. A Dra. Adelaide Galhardo esteve à conversa com Fernando Alves sobre “Viagem a Portugal de Saramago. Crónicas com arte (das palavras)”.
Foi ainda abordado o “Plano Nacional das Artes” pelo Dr. Paulo Pires do Vale. A Dra. Conceição Brandão moderou o painel “Artes e Telas”, com a Dra. Elsa Cerqueira e a o Dr. Abi Feijó.
As Jornadas, promovidas pelo Município de Lousada e pelo Centro de Formação de Associação de Escolas Sousa Nascente, são acreditadas como formação contínua de 12 horas.