área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
Refeitórios com alimentação sustentável
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
A autarquia vai, pela primeira vez, confecionar as refeições servidas na EBS Dr. Mário Fonseca ao abrigo do protocolo de transferência de competências da educação para o Município. As restantes escolas do 2.º e 3.º ciclo e ensino secundário continuam a ter as cantinas concessionadas.
Nos refeitórios dos estabelecimentos do pré-escolar e do 1.º ciclo a confeção das refeições é assumida pela autarquia e as ementas preparadas para os alunos contam com a colaboração de uma nutricionista. Estas podem ser consultadas pelos pais no Portal da Educação, onde encontram, para cada ementa, os valores nutricionais e ainda as respetivas fichas técnicas de preparação. São mais de 2500 alunos que neste ano letivo vão usufruir de ementas com peixe e carne, legumes, vegetais e fruta como base das refeições servidas.
Quinzenalmente são servidas ementas alternativas e sustentáveis com a finalidade de dar a conhecer a implementação de uma dieta alimentar mais saudável.
Existe ainda a possibilidade de opção diária entre a ementa regular ou vegetariana, mediante indicação prévia.
Mantém-se o lanche diário, oferecido pela autarquia, distribuído de manhã ou à tarde, ao qual se junta o leite escolar, para os alunos que frequentam o pré-escolar e o 1.º ciclo. Acresce ainda, para as crianças que frequentam o prolongamento, um lanche extra. Continua a ser distribuída uma peça de fruta, duas vezes por semana, aos alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo, que resulta de uma medida financiada pelo Ministério da Agricultura e do Mar.
O valor da refeição continua a ser de 1,46 euros, sendo que os alunos que têm escalão de abono de família 1 ou 2, beneficiam de isenção ou redução do pagamento.