Jornadas para Pessoal Não Docente
Decorreram, no dia 19 de julho, as IX Jornadas Pedagógicas para Pessoal Não Docente “Ajuda e educar” no auditório da Escola Secundária de Lousada.
A Câmara Municipal de Lousada e o Centro de Formação de Associação de Escolas Sousa Nascente (CFAE) são responsáveis pela organização das jornadas, que teve como destinatário o pessoal não docente dos quatro agrupamentos de escolas de Lousada.
As jornadas tiveram como principal tema os Primeiros Socorros na escola, para a aquisição de conceitos que permitam contruir uma imagem de qualidade da escola e destacar que papel do Pessoal Não Docente deve assumir neste contexto.
Na sessão de abertura o Vereador da Educação, Dr. António Augusto Silva, destacou a importância das Jornadas para que quem trabalha diariamente com os alunos tenha mais conhecimentos, desempenhando melhor as suas funções. Este ano o tema escolhido está relacionado com os “Primeiro Socorros”, algo que, para o Dr. António Augusto Silva é importante para toda a comunidade escolar.
A este propósito salientou que os funcionários ”sempre estiveram na linha da frente de atuação desde o início da pandemia, tendo sido de extrema importância o seu trabalho. Mas, agora vários desafios são colocados com a guerra na Ucrânia e o aumento da inflação, que vão acarretar efeitos menos positivos para as famílias e, por consequência, para as vivências dos alunos. Mais uma vez, o trabalho os funcionários são de grande relevância”. Acresce ainda a transferência de competências da Educação para o Município e as obras que estão a decorrer em vários estabelecimentos de ensino do concelho para “proporcionar melhores condições para alunos, professores e funcionários”.
O Prof. António Campos, diretor do CFAE, começou a sua intervenção destacando a “importância destas e outras formações que vão sendo realizadas para complementar os saberes existentes, de uma forma multidisciplinar”.
Tiveram um papel ativo nos conteúdos das Jornadas o Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Tâmega III - Vale do Sousa Norte e os Bombeiros Voluntários de Lousada.
A manhã iniciou-se com a apresentação sobre os “Princípios gerais de primeiros socorros”, “Alergias e intolerâncias alimentares” e “Choques anafiláticos”, bem como as diferentes formas de atuar.
O último tema apresentado de manhã foi a “Diabetes Mellitus e alteração da glicemia”, tendo sido reforçado que é indispensável saber cuidar de alunos diabéticos e da importância de criar nas escolas espaços inclusivos.
A tarde começou com uma palestra prática acerca do Suporte Básico de Vida e Obstrução da Via Aérea pelo subchefe dos Bombeiros Voluntários de Lousada, Roberto Costa.
As jornadas terminaram com os mitos sobre os Primeiros Socorros e com um esclarecimento de dúvidas em geral, respondidas pelas palestrantes.