Mais medidas para a adoção responsável

A autarquia tem implementado um conjunto de medidas no âmbito do Bem-Estar Animal, promovendo a adoção consciente e responsável de animais de companhia, através dos apoios à adoção e esterilização para cães e gatos para famílias que comprovem carência económica. Pretende-se, desta forma, combater o abandono de animais de companhia e todos os problemas ambientais, sociais e económicos associados. O número de animais adotados tem vindo a aumentar, reflexo das campanhas para adoção responsável, efetuadas pelo Município e pela associação Lousada Animal, também através das redes sociais. Foi ainda reforçado o apoio financeiro à Associação Lousada Animal, criado Boletim de Adoção e divulgação da campanha Adota-me e dos animais adotados e respetivas famílias de acolhimento e, mais recentemente, o Perdi-me que se destina a animais que evidenciam que têm dono e que se encontram apenas perdidos. Apresentam muitas vezes coleira, estão bem alimentados e cuidados. Contudo, não se encontram registados e não tendo chip torna a sua identificação e devolução muito difícil.
O Boletim de Adoção é um documento que contém, entre outros, a declaração da adoção, o que fazer após a adoção, o voucher de esterilização, a identificação do adotante e do adotado e, a declaração de compromisso em que o adotante se vincula, entre outros aspetos, a cuidar e alimentar o animal adotado. O Projeto de Esterilização e Vacinação Animal (PEVA), iniciativa vencedora do Orçamento Participativo Jovem 2021, tem como mote combater o abandono de animais. Está online (https://peva.cm-lousada.pt) contendo todas as informações necessárias para quem pretenda adotar um animal, os diferentes modos de apoiar o projeto, os direitos do animal e deveres do dono, os passos para concretizar a adoção, entre outras informações úteis.
Estão a ser desenvolvidas diversas ações, nomeadamente a aprovação da construção de um novo Centro de Recolha Oficial de Animais, em dezembro do ano passado, conferindo melhores condições e mais capacidade de acolhimento de animais. Entretanto, estão a ser efetuadas algumas intervenções no Canil Municipal existente, quer em material quer na melhoria das condições de trabalho. Os animais para adoção podem ser visitados no Canil Municipal, por marcação, e são entregues gratuitamente já vacinados, esterilizados e com chip de identificação aos novos donos. Os interessados devem contactar o veterinário municipal através do telefone 255 820 560. A par destas iniciativas tem sido efetuada uma divulgação mais intensiva, nas redes sociais do Município, os locais e hora de vacinação antirrábica pelas diferentes freguesias, de modo a que a informação chegue ao maior número possível de interessados.