Mostra de Filmes de Cinema de Animação
Na sexta-feira, 1 de julho, teve lugar a Mostra de Filmes de Cinema e Animação, no auditório da Escola Básica de Lousada Este (Caíde de Rei).
Os Filmes de Cinema de Animação são produzidos através das Oficinas de Cinema de Animação do Município em colaboração com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e Casa Museu de Vilar, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar.
Para o Vereador da Educação, Dr. António Augusto Silva, “as Oficinas de Cinema de Animação, que se realizam há oito anos, produziram mais de meia centena de filmes, muitos deles premiados a nível nacional e internacional. O papel das escolas, dos professores, dos alunos e de toda a comunidade escolar é fundamental”.
Ainda de acordo com o Vereador da Educação “o trabalho desenvolvido nas oficinas de cinema de animação mostra a capacidade transformadora dos intervenientes no projeto. Por isso, o Município promove, anualmente, ações de formação destinadas a docentes que trabalham na área dos projetos de animação”.
Os trabalhos apresentados foram dos alunos dos agrupamentos de Lousada, Lousada Este, Lousada Oeste e Dr. Mário Fonseca e Externato Senhora do Carmo e Colégio S. José de Bairros.
Esta atividade contou com a colaboração da Casa Museu de Vilar e com a parceria de Abi Feijó, reconhecido cineasta e produtor cinematográfico de filmes de animação, que em conjunto com a autarquia desenvolverem este projeto no âmbito das oficinas de cinema de animação. O objetivo deste evento passa por desenvolver a criatividade dos alunos.
Para Abi Feijó “este é um projeto muito interessante que se afirma pelas potencialidades que oferece ao nível pedagógico, sendo possível articular o cinema de animação com as matérias lecionadas, estabelecendo-se, desta forma, verdadeira parcerias”.
De acordo com o cineasta “quanto mais a escola se envolver neste processo, mais e melhores resultados são verificados. Desde o início deste projeto que surgem sempre novas ideias e técnicas, sendo um desafio permanente para todos os intervenientes”.