área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
Mercado Histórico envolveu a comunidade
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
A 6.ª edição do Mercado Histórico realizou-se de 3 a 5 de junho, e é uma recriação histórica do quotidiano das populações nos meados do século XVII que tem vindo a afirmar-se no ambiente cultural da região, distinguindo-se pela forte componente educativa e pela participação massiva e entusiástica da comunidade escolar.
Estiveram presentes 52 mercadores, entre taberneiros, produtores e artesãos, com destaque para as artes da olaria, da falcoaria e do vassoureiro, destacando-se ainda o acampamento civil dedicado aos fenómenos históricos pandémicos com os ofícios do médico da peste, do herbário e do hospital de enfermos.
Os mais pequenos tiveram também diversões com o funcionamento gratuito de dois carrosséis artesanais e dos jogos antigos.
Na sexta-feira dia 3, durante o dia, realizaram-se as visitas guiadas ao Mercado, com a participação de todos os agrupamentos de escolas de Lousada e do Colégio S. José de Bairros, num total de 730 pessoas, entre alunos, professores e auxiliares.
No sábado esteve em cena a peça de teatro “Amor em tempo de Peste. Casamento de Pedro e Inês”. Estas duas peças de teatro, da autoria e direção da Dra. Capitolina Oliveira. No domingo o espetáculo da noite foi assegurado pelo Coro de Atores que apresentaram o musical “A Coruja cantou 3 vezes”.
O Mercado Histórico contou ainda com a participação diária de dois grupos de música antiga, “Os Pardeus” e “O Barro Negro”, do Grupo de Animadores de Rua, “Os Human’Art” que também, diariamente, terminavam a noite, com um Espetáculo de Fogo, da atuação dos atores com vários sketchs de animação, com que interagiam com o público, contando ainda com a estreia dum grupo de jovens que se iniciaram nas artes da Animação de Rua.