área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
Inauguração do Centro de Interpretação do Rio Mezio
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
O “Moinho da Tapada” foi restaurado e inaugurado como Centro de Interpretação do Rio Mezio. Neste centro podem ser consultados painéis ilustrados (da autoria de Fernando Correio) explicativos da fauna e da flora do rio Mezio, bem como informação sobre o engenho molinológico que fazia rodar as mós deste moinho.
A inauguração contou com a presença do Vereador do Ambiente, Dr. Manuel Nunes, e com professores, pais e alunos da EBS de Nevogilde. Foi explicada a história do Moinho da Tapada e da sua envolvente; os mecanismos de funcionamento de um moinho, incluindo a levada e o açude; os tipos de grafitos molinológicos e o seu papel na vivificação da figura do moleiro. Naturalmente, foi também explicada a importância ecológica do rio Mezio.
No final, os participantes tiveram oportunidade de fomentar a biodiversidade local, através da plantação de árvores e arbustos ripícolas, tais como: amieiros, freixos, ulmeiros, azevinhos, pilriteiros e azereiros; e de contribuir para a sua proteção, através da colocação de autocolantes que assinalam a superfície envidraçada das portas do moinho, prevenindo a colisão de aves selvagens contra as mesmas.
Visitas ao Centro de Interpretação do Rio Mezio podem ser solicitadas através do programa BioEscola ou pelo email biolousada@cm-lousada.pt (apenas para grupos).