área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
Romaria da Senhora Aparecida de 11 a 15 de agosto
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
Tradição com 191 anos
O mês de agosto é dedicado a diversas festas e romarias trazem até o concelho milhares de devotos e visitantes. Exemplo disso é a Romaria da Senhora Aparecida que este ano assinala o 191.º aniversário.
Entre os dias 11 e 15 são muitas as iniciativas que fazem já parte da tradição desta festa. Na segunda-feira, dia 11, a partir das 21h30 vai ter lugar o desfile de 191 bombos entre a igreja matriz e a ermida da Senhora Aparecida.
Na noite de terça-feira, a partir das 21h30 tem início a saudação à Senhora Aparecida, seguindo-se já os cantares ao desafio.
Na quarta-feira o dia promete ser repleto de animação, logo a partir das 9h00 com a entrada do Grupo de Bombos Badaladas Soltas, Feira do cavalo, concentração equestre, passeio de cavalo e de charrete. A tarde conta ainda com a corrida de cavalos e póneis. Pelas 21h30 começa o estival de Folclore que conta com a participação dos Grupos Folclóricos da Senhora Aparecida, Lavradeiras de S. Martinho da Gandra e Infantil e Juvenil da Casa do Povo da Longra.
O dia grande desta Romaria é na quinta-feira, dia 14, em que para além da música dos Bombos e das bandas de música a parte religiosa toma a primazia. Assim, a partir das 11h00 tem início a missa solene em honra da Senhora Aparecida. Pelas 15h00 acontece a saída solene da imagem da Senhora Aparecida, bênção das mães e colocação no Andor Grande. Pelas 18h00 tem início a procissão em que o Andor Grande que é transportado por 80 homens. O dia termina com um concerto de concertinas, cerca das 22h00.
No dia seguinte, sexta-feira, a tradição volta a estar presente com a prova de velocidade com motas de 50 e 85 cm3. A Romaria da Senhora Aparecida termina com a atuação do grupo Santamaria e o fogo-de-artifício.