área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
Lousada vence prémio “Floresta e Sustentabilidade”
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
A autarquia de Lousada venceu a categoria “Floresta e Comunidade” do Prémio Floresta e Sustentabilidade, graças aos projetos educativos e de restauro ecológico que tem levado a cabo. No total, e desde 2016, já foram plantadas mais de 85 000 árvores, com a ajuda de mais de 7500 voluntários e mais de 120 entidades parceiras. Estes esforços resultam ainda em impactos sociais relevantes, como a promoção da literacia científica, do emprego verde, do bem-estar e da participação cívica.
As candidaturas foram avaliadas por um júri que integra personalidades reconhecidas na área da floresta em Portugal, e os vencedores recebem um prémio de 5 mil euros e ainda num plano de meios de divulgação, nomeadamente no Correio da Manhã e no Jornal de Negócios.
De destacar ainda que o Prémio Floresta e Sustentabilidade pretende distinguir projetos de educação ambiental e florestal proveniente de Organizações Não Governamentais, autarquias ou outras entidades, incluindo pessoas individuais, que tenham projetos de proteção da floresta. Trata-se de uma iniciativa desenvolvida pela CELPA - Associação da Indústria Papeleira, em parceria com o Correio da Manhã e o Jornal de Negócios, e que conta com o Patrocínio do Ministério da Economia e da Transição Digital e com o apoio da PwC.
A terceira edição deste prémio distinguiu projetos nas categorias de Gestão e Economia da Floresta, Floresta e Comunidade, Inovação e Ciência e Escola e Floresta.