área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
1ª residência de artistas do projeto Bravo Bravíssimo
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
Lousada foi o palco dos primeiros ensaios com músicos, cantores, atores e encenadores das partes envolvidas, no âmbito 1ª residência de artistas do Projeto Europeu Bravo Bravíssimo. A apresentação vai decorrer a 4 de outubro em Itália e tem como base a obra do compositor italiano Gioachino Rossini.
Foi realizada uma Masterclass, no dia 8 de março, no Conservatório do Vale do Sousa (CVS) com a presença de vários alunos. Para além da visita ao CVS, o grupo efetuou os primeiros ensaios na Escola EBS de Nogueira com a assistência dos alunos. Os trabalhos desenvolveram-se também no dia 9, na Biblioteca Municipal, que culminou com um ensaio aberto ao público.
Estão envolvidas, no total, 23 pessoas entre músicos e atores. Joana Monteiro, com violino, Tatiana Leal, com viola d’arco, Sebastião Silva, no contrabaixo, e Joana Ferreira, com flauta transversal, são os músicos de Lousada a que se junta a cantora lírica Inês Pinto, numa estreita colaboração com o CVS.
Este projeto inserido no programa Europa Criativa, tem como parceiros a Società Musicale Orchestra e Coro San Marco, que é a entidade coordenadora, o Theatre Aeroplio Topos Allou, da Grécia, e o Public Institution Cultural Center Nokola Djurkovic, de Montenegro, e o Município de Lousada.
O projeto visa reviver o legado da ópera de Rossini, conjugando-o com formas modernas de arte, como teatro, música, design, culinária e promovendo o património cultural como fonte de inspiração para a cocriação e inovação artísticas. O Bravo Bravíssimo beneficia jovens artistas emergentes, proporcionando-lhes uma oportunidade única de começo profissional e comunidades locais, com especial ênfase no envolvimento ativo de crianças e jovens.