“Seja Diferente, não seja Indiferente” em debate dia 30 de março

No dia 30 de março, quarta-feira, vai decorrer o encontro “Seja Diferente, não seja Indiferente”, cujo objetivo passa por promover uma comunidade verdadeiramente inclusiva.
A iniciativa que é promovida pela Equipa Terapêutica do Agrupamento de Escolas de Lousada em parceria com o Município de Lousada, pretende efetuar uma reflexão do tema da empregabilidade das pessoas com deficiência, em contexto escolar e laboral.
O encontro vai decorrer, a partir das 17h30, de forma presencial na Escola Secundária de Lousada, sendo também possível a participação online, através das páginas de facebook do Agrupamento de Escolas de Lousada e do Município de Lousada. O mesmo é direcionado a toda a comunidade, a participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória através da seguinte ligação - https://forms.gle/UaKzqpyrkNCSdqQ17
O conceito de deficiência foi mudando ao longo do tempo, sendo que atualmente existe uma maior consciencialização acerca deste tema. Daí que urge reconhecer os direitos das pessoas com deficiência e a sua inclusão na sociedade, bem como o papel que o tecido empresarial possa ter neste caminho, em prol de todos: pessoas, famílias, empresas e sociedade em geral. As pessoas com deficiência, tendo um ambiente adaptado às suas necessidades, podem ser produtivas. Além de que podem permitir às empresas uma alavancagem a outros níveis, fazendo cumprir a lei e permitindo o acesso a benefícios de vária ordem.
A abertura está a cargo do Diretor do Agrupamento de Escolas de Lousada, Dr. Filipe Silva, a que se segue a intervenção da Equipa Terapêutica do mesmo Agrupamento.
A Dra. Maria Helena Alves, do Instituto Nacional para a Reabilitação, vai falar sobre “Uma Questão de Direitos…”
Cerca das 18h, o tema em destaque é “Do Balcão da Inclusão… às Medidas de Empregabilidade vs Ocupação”, apresentado pela Dra. Virgínia Machado e pela Dra. Regina Pacheco, representantes do Município de Lousada e do Balcão da Inclusão.
O tema seguinte é o “Enquadramento do PIT. Do enquadramento ao desenvolvimento de um PIT. Desenvolvimento de práticas na escola. Algumas propostas de práticas em contexto escolar”, que vai ser apresentado pelo Dr. Augusto Sousa, Psicólogo. A Dra. Mónica Carvalho, Psicóloga e Representante da ACIP, vai falar sobre “A visão de uma Instituição…”
Seguem-se testemunhos de empresários, nomeadamente de Mafalda dos Santos Monteiro, da Univerplast, e Marta Teixeira, da Moto Teixeira. Juntam-se ainda os testemunhos de Otávio Bessa e José Fernando, ex-alunos.
A sessão de encerramento está agendada para as 19h30 com a presença da Vereadora da Igualdade e da Inclusão do Município de Lousada, Dra. Maria do Céu Rocha.