Alunos com diploma de Mandarim
No passado dia 29 de janeiro teve lugar a entrega de diplomas aos alunos do curso de Mandarim de Lousada, que iniciaram a aprendizagem no ano letivo 2017/2018. São 14 alunos que tiveram quatros anos de aulas, no âmbito do PIICIE, e que tiveram, no presente ano letivo aulas de preparação para o exame de proficiência da língua chinesa, que decorreu no dia 20 de novembro.
O Instituto Confúcio da Universidade do Minho tem vindo a oferecer a possibilidade de realização dos Exames Oficiais de Nível de Língua Chinesa – HSK (Hànyŭ Shǔipíng Kǎoshì) e HSKK (Hànyŭ Shǔipíng Kŏuyŭ Kǎoshì), exames de proficiência da língua chinesa para todos os que aprendem esta língua como língua estrangeira, com autoria e tutela do Governo Chinês, com critérios uniformizados para todo o mundo. Trata-se de um exame independente de qualquer prova académica de chinês, organizado oficialmente, com emissão de diplomas reconhecidos em qualquer parte do mundo.
O Vereador da Educação, Dr. António Augusto Silva, enfatizou que “a oferta do Mandarim às crianças e jovens do concelho tem duas mais-valias essenciais, por um lado põe-nas em contacto com uma cultura milenar, com aspetos muito distintos da cultura ocidental que lhes abre horizontes, e por outro, permite o domínio de uma língua, que pode ser um elemento de diferenciação curricular com forte impacto na carreira profissional de cada um deles”.
O Vereador destacou ainda que “os alunos estão de parabéns, que abdicando de momentos de lazer, investiram muito do seu tempo na aprendizagem de uma língua e incentivando-os a prosseguir os estudos e a praticarem o que já aprenderam. Também o papel dos pais deve ser enaltecido, nomeadamente pelo esforço que fizeram aquando da viagem de estudo à China, bem como do Instituto Confúcio da Universidade do Minho”.
Atualmente frequentam o curso de Mandarim 52 alunos, referentes a quatro turmas de outros tantos níveis.
O Município de Lousada iniciou este projeto no ano letivo de 2018-2019, e somente no ano seguinte passou ser financiado pelo Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, promovido pelo Município de Lousada e Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.