D. Pio Alves em Visita Pastoral a Lousada
Realizou-se na quarta-feira, dia 18, a conferência de Imprensa para a apresentação da Visita Pastoral à Vigararia de Lousada que vai realizar-se durante este ano.
A Visita Pastoral vai decorrer desde janeiro até novembro, passando pelas várias paróquias. A primeira visita vai ser realizada em Covas. No mês de fevereiro vão ser visitadas as freguesias de Sousela e Lustosa. Em março é a vez de Nespereira e Lousada S. Miguel. Segue-se, em abril, Caíde de Rei. No mês de maio vão ser visitadas as freguesias de Boim, Pias, Lodares e Cristelos.
D. Pio Alves, Bispo Auxiliar da Diocese do Porto, é quem vai estar a acompanhar as atividades realizadas nas várias paróquias. Aliás, como refere o Padre André Soares, Vigário da Vara de Lousada, “desde que foi nomeado, em 2010, é quem tem acompanhado de perto e no terreno, a comunidade Lousadense”.
De acordo com o Bispo Auxiliar “esta é uma oportunidade para estar mais perto das pessoas, da sociedade e também para que a população possa contactar mais de perto com o pároco da freguesia e do Bispo”.
Do programa da Visita Pastoral fazem parte visitas a pessoas doentes, instituições culturais, recreativas, autarquias e empresas. D. Pio Alves destaca que “no tempo em que estamos a viver, nesta fase pandémica, vamos fazer seguir o programa junto da comunidade, mas com os devidos cuidados e restrições”.
Ainda de acordo com o Bispo Auxiliar da Diocese “a Visita Pastoral é um momento particularmente significativo pela possibilidade de estar com as pessoas com as mais variadas responsabilidade e todos os estratos sociais e idades. O contacto com a comunidade e com os párocos é muito importante”.
Sínodo e App em destaque
O Padre André Soares teve ainda a oportunidade de destacar que “tempos excecionais convidam-nos a medidas excecionais. Aqui não se fala somente de Covid-19, mas do acontecimento para o qual o Papa Francisco nos convocou - o Sínodo da Igreja Católica, que se encontra em fase de gestação”.
Na Vigararia de Lousada o Sínodo, que é o meio através do qual a Igreja decide as grandes orientações pastorais, vai permitir que toda a comunidade tenha uma voz ativa. Assim, vai estra disponível uma caixa em vários locais e junto a ela quatro questões para serem respondidas. Para tal, é possível utilizar um QRCode, um email para onde devem ser encaminhadas as respostas (sinodo23porto@gmail.com) ou depositadas na caixa.
Pretende-se que a comunidade responda a quatro questões: uma coisa que eu gosto na Igreja, uma coisa que me incomoda na Igreja, alguma coisa que se eu pudesse mudava na Igreja e alguma coisa que eu próprio estava disposto a colaborar na mudança.
Está disponível uma App onde se pode consultar as eucaristias que estão a decorrer perto de nós. Com vários motores de pesquisa, por Vigararia, por paróquia, por pároco, por proximidade, por horário, com possibilidade de localização geográfica, permite identificar locais de culto e missas, os horários das missas, saber onde o pároco está a celebrar.
Para o Vigário da Vara, Padre André Soares, “num mundo em constante movimento, era a App que faltava, sendo também mais um sinal de uma Igreja tecnologicamente atualizada e disponível”.