Ana Gomes e Marta Valiñas falaram sobre Direitos Humanos
Na passada sexta-feira, dia 7, decorreu a segunda edição do projeto “Mentes Brilhantes”, que teve como convidadas a Dra. Ana Gomes e a Lousadense Dra. Marta Valiñas.
O tema que esteve em destaque foi “Direitos Humanos: Testemunhos de vida e experiências diplomáticas pelo mundo”, com contributos das duas palestrantes que conhecem estas questões de modo bastante aprofundado pelo seu desempenho profissional.
A Dra. Ana Gomes é uma personalidade ligada à defesa de direitos humanos, voz ativa contra a corrupção, para além dos cargos políticos que desempenhou, nomeadamente como deputada ao Parlamento Europeu, entre 2004 e 2019, diplomata e política portuguesa. É licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, e foi chefe da missão diplomática portuguesa na Indonésia durante o processo de independência de Timor-Leste.
A Dra. Marta Valiñas, Lousadense, tem licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto e Mestrado em Direitos Humanos e Democratização. Em 2019 foi nomeada pelo Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas para liderar a Missão Internacional Independente de Determinação dos Factos sobre a Venezuela, que se prolonga até setembro deste ano.
A Dra. Ana Gomes teve um papel importante na missão diplomática portuguesa na Indonésia durante o processo de independência de Timor-Leste. Como a própria referiu “o combate pelos direitos humanos é um combate pela salvação da democracia”. Mas, foram inúmeras as missões em que esteve envolvida, nomeadamente no Cazaquistão.
Na sua intervenção falou de diversos temas, referindo que o “trabalho que tem feito ao longo dos anos na defesa dos direitos humanos tem tido resultados positivos”.
A Dra. Marta Valinãs começou por destacar que “faz dos Direitos Humanos uma profissão”. Quando questionada sobre o facto de estar a desempenhar um cargo de relevância internacional, Marta Valiñas respondeu que “desde muito cedo me incomodavam as injustiças”. A escolha do Direito passou por isso, de um modo mais ativo, por perceber como é que as instituições podem dar resposta a estes problemas de crimes na área da violência sexual e de género.
No caso concreto da missão que chefia, tem como propósito a investigação de violações dos direitos humanos, tortura, desaparecimentos forçados, execuções extrajudiciais e violações sexuais e de género.
“Cada um de nós tem um importante papel na defesa dos direitos humanos e no contributo para a paz internacional. E isso começa com a tolerância e respeito pela dignidade da pessoa em família, no grupo de amigos, no local onde vivemos. O mundo não está mais seguro, sendo que Portugal é uma exceção. O mapa do mundo está marcado pela cor da violência ” – palavras da Dra. Marta Valiñas.
Uma das soluções elencadas pela Lousadense Marta Valiñas para que os direitos humanos sejam uma realidade passa “pela educação, por uma consciência crítica e global, que está a verificar-se nos mais jovens”.
O Presidente da Câmara, Dr. Pedro Machado, destacou que “é um enorme orgulho para o Município contar com a presença de duas pessoas notáveis, figuras nacionais, que têm a disponibilidade de se juntar a nós e dar o seu testemunho. É importante que notáveis de Lousada também se mostrem recetivos a estes convites, orgulhando-nos e fortalecendo-nos enquanto comunidade”.
O Dr. Pedro Machado finalizou referindo que “Lousada é um concelho simples, mas que tem sempre a preocupação pela diferença, pela solidariedade e pelas pessoas. Por isso, esta sessão foi tão enriquecedora”.