Protocolo para arrendamento acessível
No dia 20 de dezembro, realizou-se a assinatura do protocolo de cooperação institucional no domínio da habitação entre o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e o Município de Lousada, que contou com a presença da Secretária de Estado da Habitação, Dra. Marina Gonçalves.
O protocolo assinado tem por objeto regular os termos da colaboração e cooperação institucional entre o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana e o Município na prossecução e desenvolvimento do Projeto denominado "Arrendamento Acessível". O programa visa promover uma oferta alargada de habitação para arrendamento a preços reduzidos, a disponibilizar de acordo com uma taxa de esforço compatível com os rendimentos dos agregados familiares.
O Presidente da Câmara Municipal, Dr. Pedro Machado, destacou o facto de "Lousada ser um concelho com uma elevada dinâmica populacional e, por isso, demonstrámos interesse por esta solução do Arrendamento Acessível para dar resposta a uma franja da população da classe média, que não é necessitada, mas cujos rendimentos mensais são parcos para fazer face às despesas inerentes à habitação".
"A autarquia adquiriu e vai disponibilizar ao IRHU o terreno junto ao Posto da GNR, estimando-se que sejam edificadas mais de 40 frações, sendo uma anseio que este seja o início de projeto que se alargue a outros pontos do concelho. Estas políticas permitem que a população Lousadense tenha mais qualidade de vida"- destacou o Dr. Pedro Machado.
A Secretária de Estado da Habitação, Dra. Marina Gonçalves, afirmou que "o Município de Lousada não pensa somente em assinar acordos, mas sim em concretizar as ações". Para a governante, "a assinatura do protocolo de cooperação institucional no domínio da habitação entre o IRHU e o Município de Lousada é uma sinergia que vem dar resposta e garantir a habitação para todos, nomeadamente para a classe média. O Município adquiriu o terreno e, com a assinatura do acordo de cooperação, vai permitir que mais famílias tenham uma habitação, que é um direito fundamental".
A Secretária de Estado teve ainda a oportunidade de visitar as duas residências partilhadas – projeto ParTelhado. De referir que estas duas residências estão localizadas no Bairro Dr. Abílio Alves Moreira, sob a supervisão da Associação Ao Encontro das Raízes.