Ministro do Ambiente na apresentação da “Água da Torneira”

O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Eng. João Pedro Matos Fernandes, esteve em Lousada, na passada sexta-feira, dia 19, para participar no evento de apresentação do projeto “Água da Torneira”. A cerimónia decorreu na EB de Sousela, sendo igualmente o momento em que houve a entrega simbólica dos cantis no âmbito do projeto.
O Presidente da Câmara, Dr. Pedro Machado, começou por salientar que “o projeto vem no seguimento lógico do trabalho ambiental que tem vindo a ser feito no concelho. É público que a autarquia se comprometeu com a transformação ambiental, quando definiu a Estratégia Municipal de Sustentabilidade. Desde então, tem-se trabalhado nas mais diversas áreas, desde a proteção da biodiversidade ao planeamento territorial sustentável, do restauro ecológico à descarbonização, da mobilidade sustentável à gestão mais eficiente dos resíduos, da promoção da literacia científica à transição energética, entre tantas outras frentes de atuação”.
Para o Dr. Pedro Machado, “graças ao envolvimento de todos, temos alcançado resultados muitos encorajadores e estamos mais motivados do que nunca para continuar. O trabalho é duro, mas muito enriquecedor e com importantes benefícios para todos”.
A título de exemplo destacou que “Lousada tem mais 72 mil árvores a cuidar dos solos e da água. Foram plantadas com a ajuda de mais de 6 300 voluntários em apenas cinco anos. Também os rios estão mais protegidos, com os mais de 1000 voluntários e patrulhas Guarda Rios que auxiliam o Município na monitorização do estado dos cursos de água e ajudam a despoluir e a cuidar das florestas ribeirinhas”.
O Presidente da Câmara finalizou a sua intervenção destacando que “juntos, Município, Águas Douro e Paiva e escolas, vão evitar a utilização de plástico descartável, promover a consciência ecológica e valorizar este bem escasso e precioso que é a água. Todos juntos continuamos a fazer de Lousada, tanto quanto possível, um concelho que aposta nas boas práticas e na inclusão de todos na construção de um ambiente melhor”.
O Ministro do Ambiente e da Ação Climática teve um discurso muito focado para os mais pequenos, que são o principal público-alvo deste projeto.
Para o Eng. João Pedro Matos Fernandes “Portugal tem um enorme orgulho em ter água da torneira de excelente qualidade. 99 em cada 100 vezes que se analisa a água da torneira a qualidade é excelente. Tal facto acontece porque se tem efetuado um elevado investimento para que isso aconteça”.
De acordo com o Ministro do Ambiente e da Ação Climática “a água da torneira é mesmo muito boa, mas é um bem escasso e, por isso, devemos poupar. Ficam os conselhos para tomar duches rápidos, fechar a água quando estiverem a escovar os dentes, de modo a não desperdiçar água que é um bem escasso. A água não se fabrica. O único consumo em que devemos exagerar é para beber”.
O Eng. João Pedro Matos Fernandes deixou ainda alguns tópicos para que os mais novos se comprometam com o ambiente, nomeadamente “poupar água, beber água da torneira, que é a mais controlada, e levarem a água para todo o lado nos cantis que vão ser distribuídos”.
Água da Torneira de Lousada
O Município calcula que, em apenas cinco anos letivos, todas as garrafas de uso único vendidas nas cafetarias escolares correspondiam a um volume de 1300 m3. Para ser mais fácil de visualizar, é o plástico equivalente ao volume de 9,5 autocarros.
Face a estes números o Município contactou a Águas Douro e Paiva que se disponibilizou para ajudar a concretizar o projeto Água da Torneira. Importa valorizar a água da torneira neste projeto pioneiro e retirar de circulação, em cinco anos letivos, 34 toneladas de plástico, através da oferta de 10.000 cantis reutilizáveis. O projeto envolve anualmente cerca de 7 mil pessoas nesta missão transformadora: Mais de 6 mil alunos, 600 professores e 300 auxiliares.
Os cantis vão poder ser enchidos em 50 postos de enchimento que a autarquia instalou nas nossas escolas, com a Águas Douro e Paiva, o parceiro que ajudou a concretizar a ideia.