área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
Aldear
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
O Município de Lousada, conjuntamente com a Associação Ao Encontro das Raízes e o Movimento Sénior, estabeleceram uma parceria com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, de modo a implementar o Aldear em Lousada.
Em Lousada, o encontro vai decorrer no dia 1 de dezembro, feriado, pelas 14h, no Bairro Dr. Abílio Alves Moreira.
Aldear é um projeto cultural que ativa as comunidades de 11 aldeias e bairros dos municípios da região do Douro, Tâmega e Sousa. Um encontro entre as identidades locais e os métodos de 15 estruturas de criação artística contemporânea oriundas de várias partes do país.
Aldear é um projeto artístico multidisciplinar, de escala humana, centrado nas pessoas e na procura de um tempo diferente. É um encontro de processos que dará origem a 11 partilhas públicas a partir de percursos artísticos, espetáculos comunitários, instalações e conversas.
O projeto pretende capacitar, valorizar competências e a identidade local, empoderar as comunidades, contribuindo para o sentido de pertença das populações envolvidas.
Congregar, povoar, estabelecer, reunir e usufruir são sinónimos de Aldear, a designação adotada para o projeto intermunicipal a desenvolver no âmbito da operação Cultura para Todos – Tâmega e Sousa, que pretende capacitar, valorizar as competências e a identidade local, e empoderar as comunidades, contribuindo para o sentido de pertença das populações envolvidas.
O dia de encontro comunitário corresponde à etapa final dos processos de criação artística com a comunidade, com a apresentação pública, durante uma tarde de fim de semana, dos três projetos desenvolvidos nos últimos meses com os habitantes do local, em ligação estreita com as três equipas artísticas selecionadas.