área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
Assinatura de protocolo para Controlo da Invasora Cortaderia
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
“Controlo da erva-das-pampas na Paisagem Protegida Local do Sousa Superior” é o nome do recente projeto aprovado com mérito pelo Fundo Ambiental.
A candidatura efetuada ao Aviso “Intervenções para o controlo da erva-das-pampas (Cortaderia selloana) em Portugal continental” permitirá contribuir para os objetivos de conservação desta paisagem protegida, atuando, no imediato, nas áreas de colonização recente e em pequenos núcleos desta planta. O projeto visa ainda reforçar a consciência ambiental da comunidade lousadense relativamente aos impactos negativos das espécies invasoras.
É nesta lógica, que, a par das ações de controlo no terreno, foi construído um Programa de Capacitação com sessões descentralizadas a realizar nas freguesias que compõem esta paisagem protegida e que visa sensibilizar para a problemática das espécies invasoras e ensinar formas de controlo.
As sessões são abertas a todos os interessados, tendo particular relevância para técnicos autárquicos e/ou de ambiente, e proprietários de áreas invadidas com erva-das-pampas. A participação nas sessões é gratuita, limitada à lotação da sala, e tem inscrição obrigatória através do seguinte formulário: shorturl.at/myzI7
Representado pelo seu Presidente, Dr. Pedro Machado, o Município de Lousada, participou, na passada sexta-feira, dia 29 de outubro, na cerimónia de assinatura de contratos do projeto, no Ministério do Ambiente.
Para o Dr. Manuel Nunes, Vereador do Ambiente e da Agricultura, “o controlo de invasoras, como é caso da erva-das-pampas, é fundamental quer para a salvaguarda da fertilidade das terras agrícolas do vale do Sousa, diminuindo possíveis prejuízos agrícolas, quer para a boa manutenção da biodiversidade e do coberto vegetal autóctone”, numa paisagem protegida de matriz territorial fortemente agroflorestal.
Relembre-se ainda que Lousada integra a aliança estratégica transnacional de luta contra a erva-das-pampas, no âmbito do projeto Internacional LIFE Stop Cortaderia, sendo este projeto, agora em execução, sinónimo do reforço do compromisso internacional assinado.