Projeto Europe Ritual Cuisine

O Município de Lousada é parceiro no Projeto Europe Ritual Cuisine – Digital Presentation and Preservation, confinanciado pele Programa Erasmus + e com duração de 24 meses.
O projeto é coordenado pela Burgaski Svoboden Universitet, da Bulgária, e tem como parceiros, para além do Município de Lousada, a Universidade Portucalense Infante D Henrique, Kulturverein Blaues Fenster, da Áustria, Latvijas Etnografiskais Brivdabas Muzejs, da Letónia, Regional Historical Museum Burgas, da Bulgária, e Speha Fresia Soc. Coop., de Itália.
O projeto tem como objetivo a criação de um guia de receitas sobre a gastronomia local, como importante marcador etnocultural a nível transnacional, num formato digital, acessível a todos.
Para além disso, será desenvolvido um Programa de formação: Apresentação Digital e Preservação da Cozinha Ritual Europeia, cujo grupo alvo são profissionais ligados à área da cultura gastronómica e património imaterial.
Este curso tem como principal enfoque a partilha de boas práticas entre os países envolvidos, de forma a desenvolver métodos e procedimentos de registo, preparação e publicação da representação digital de receitas. Prevê-se que cada país parceiro desenvolva um conjunto de receitas tradicionais da terra, no sentido de dar a conhecer o património cultural.
Durante os encontros de trabalho entre os parceiros foi realizada uma pesquisa inicial e documental para adquirir as competências, conhecimentos e aptidões necessárias para o registo, preparação e publicação de apresentações digitais de receitas alimentares rituais, para posterior elaboração de um Relatório Nacional por cada parceiro, agregando num único documento - Relatório Internacional - no qual foram analisados os dados recolhidos durante o inquérito e a investigação.
O ponto seguinte do projeto foi a análise das necessidades de formação que cada parceiro administrou a um mínimo de 25 beneficiários externos entre C-Vet e Vet e outros intervenientes.
Enquanto os resultados estão a ser tratados está a ser desenvolvido um curso com base nas diretrizes relativas à digitalização e nas recomendações dos instrumentos didáticos e abordagens educacionais que emergiram da análise das necessidades de formação, bem como conhecimentos e competências em diferentes domínios. Vai ser ainda elaborado um relatório centrado na portabilidade da metodologia desenvolvida para a digitalização de outros tipos de objetos do património cultural.