Município é parceiro do projeto Europe Ritual Cuisine - EuRiCa

O Município de Lousada é parceiro no Projeto Europe Ritual Cuisine – Digital Presentation and Preservation, confinanciado pele Programa Erasmus + e com duração de 24 meses.
O projeto tem como objetivo a criação de um guia de receitas sobre a gastronomia local, como importante marcador etnocultural a nível transnacional, num formato digital, acessível a todos.
Para além disso, será desenvolvido um Programa de formação: Apresentação Digital e Preservação da Cozinha Ritual Europeia, cujo grupo alvo são profissionais ligados à área da cultura gastronómica e património imaterial.
Este curso tem como principal enfoque a partilha de boas práticas entre os países envolvidos, de forma a desenvolver métodos e procedimentos de registo, preparação e publicação da representação digital de receitas. Prevê-se que cada país parceiro desenvolva um conjunto de receitas tradicionais da terra, no sentido de dar a conhecer o património cultural.
O Projeto EuRiCa esforça-se por contribuir e fomentar a preservação da cozinha ritual, das suas características etnoculturais, bem como do folclore e tradições a ela ligadas, através do desenvolvimento de uma metodologia de digitalização e criação de representações digitais de receitas rituais que sejam integradas no espaço cultural virtual da Europa e, assim, acessíveis a nível global.
Através da internet, a cozinha dos povos de todo o mundo é acessível por qualquer pessoa, quer seja residente numa pequena aldeia ou numa cidade. O fenómeno da unificação da cozinha e da comercialização de férias (quando se trata principalmente da preparação de comida ritual tradicional) está a ocorrer cada vez mais.
A reunião de lançamento do projeto teve lugar no dia 13 de janeiro e realizou-se online devido às restrições Covid- 19.
Foram apresentados os Resultados Intelectuais 1 e 2, tendo ficado acordado quais seriam os próximos passos e ações.
Os beneficiários internos da EuRiCa estão formalmente divididos nas categorias de internos e externos. Os beneficiários internos são os profissionais de organizações culturais parceiras e alunos do EFP e do C-VET das organizações parceiras. Os externos são todos os profissionais de organizações culturais parceiras e aprendizes do EFP e do C-VET das organizações parceira, nomeadamente o pessoal de instituições do setor cultural, redes profissionais, sindicatos e associações a nível nacional/regional/internacional, que não estão envolvidos na parceria, tais como museus, organizações e redes culturais e de EFP, organizações responsáveis pela cultura, educação, organizações patronais, entre outros.
A implementação do projeto tem como finalidade propor uma metodologia apropriada para o desenvolvimento/melhoramento dos conhecimentos, aptidões e competências dos grupos-alvo que são de importância fundamental no que diz respeito à criação de apresentações digitais de receitas alimentares rituais e à disponibilização de acessibilidade global dessas apresentações.
Vai ser implementado um curso de e-formação com base nas diretrizes relativas à digitalização e nas recomendações relativas às ferramentas didáticas e abordagens pedagógicas a serem utilizadas.
As receitas dos parceiros são partilhadas por todos os parceiros e publicadas no Projeto Canal YouTube
O projeto é coordenado pela Burgaski Svoboden Universitet, da Bulgária, e tem como parceiros, para além do Município de Lousada, a Universidade Portucalense Infante D Henrique, Kulturverein Blaues Fenster, da Áustria, Latvijas Etnografiskais Brivdabas Muzejs, da Letónia, Regional Historical Museum Burgas, da Bulgária, e Speha Fresia Soc. Coop., de Itália.
O projeto teve início em 1 de novembro de 2020 e termina em 31 de outubro de 2022.
Para obter informações adicionais pode ser consultado https://www.facebook.com/Euricaproject/