Auto-agendamento para + 80

O Centro de Vacinação de Lousada, que funciona no Complexo Desportivo, está a receber as pessoas que vão tomar a 3.ª dose da vacina contra a Covid-19 e vacina da gripe.
Apesar do processo estar já em andamento, após convocatória via telefone, o auto-agendamento da terceira dose pode ser efetuado para maiores de 80 anos em https://covid19.min-saude.pt/pedido-de-agendamento/. Desta forma poderá haver um aceleramento na vacinação.
A este propósito o Vereador da Saúde, Dr. Nelson Oliveira, destaca que “o Município solicitou às Autoridades de Saúde uma superior análise para a aceleração do processo vacinal (3ª dose) junto dos mais idosos para que este público mais vulnerável possa continuar a apresentar uma elevada taxa de resistência à Covid19 e, com esta ação preventiva, seja possível evitar muitos problemas no Inverno, não só a nível da proteção da saúde pública mas também económicos”.
Ainda de acordo com o Dr. Nelson Oliveira “com toda a cautela e porque aprendemos com o passado, estamos a reforçar o contínuo investimento no apoio à vacinação, nomeadamente na continuidade das infraestruturas, no apoio à administração de uma terceira dose, assim como a promoção da vacina contra a gripe. Estamos a ajudar em transportes junto dos públicos mais vulneráveis, ajudar o ACeS nas suas necessidades mais urgentes e prontos para o que viermos a enfrentar”.
Há cerca de um ano estava a ser travada uma luta contra a maior subida de infetados por Covid-19 em Lousada e na região, levando a que, em certo momento, o concelho tivesse tido o maior número de infetados por 100.000 habitantes em Portugal.
O Vereador da Saúde destaca ainda que “conseguimos debelar essa situação paulatinamente e, fruto de um impecável processo vacinal, a realidade que temos hoje é infinitamente incomparável com a que sentíamos há um ano. Mas as notícias que chegam da Europa de Leste e de outros países, alguns bem mais desenvolvidos e com mais recursos, fazem-nos temer um agravamento da situação, nomeadamente com o inverno a chegar e o anormal recurso às urgências hospitalares”.
Assim, está a ser efetuado um reforço do contínuo investimento no apoio à vacinação, nomeadamente na continuidade das infraestruturas, no apoio à administração de uma terceira dose, assim como a promoção da vacina contra a gripe.