Projeto Optiwamag inicia planos de ação

O projeto Optiwamag, que visa a inovação nas políticas de gestão de resíduos sólidos urbanos em seis regiões de Portugal, Suécia, Letónia, Grécia, Hungria e Itália, está já no seu quinto semestre colaborativo.
Este projeto materializa uma parceria de colaboração inter-regional e interinstitucional para troca de experiências e boas práticas, co-aprendizagem e transferência de conhecimentos no setor da gestão de resíduos.
Até ao momento, os parceiros internacionais e os respetivos grupos locais de trabalho concluíram um diagnóstico de forças e pontos de melhoria dos sistemas de gestão de resíduos de cada região e apresentaram e discutiram exemplos de boas práticas, num contexto de partilhas de experiências e de co-aprendizagem.
De Portugal, salientam-se como boas práticas os projetos ‘Lixo Sustentável’, de Lousada, e ‘JUNTAr: para Compostagem e Reciclagem CIRCULAR’, de Tabuaço — que já podem ser consultados na Plataforma de Boas Práticas INTERREG (https://www.interregeurope.eu/policylearning/good-practices/).
Os parceiros prosseguem, agora, para a proposta de ações concretas de melhoria. Neste contexto, cada região europeia vai definir um Plano de Ação com propostas concretas a serem experimentadas e testadas no terreno. Em Lousada, a quarta reunião de trabalho decorreu em setembro e contou com peritos dos Municípios de Lousada e Paços de Ferreira, da Associação BioLiving, da Universidade de Aveiro e da LIPOR.
A próxima reunião internacional de parceiros está agendada para o próximo mês de novembro e vai decorrer em formato virtual, ainda devido às restrições da Covid-19, que impossibilitam a sua realização na Lituânica, conforme inicialmente previsto.
O projeto OptiWaMag decorre de 2019 a 2023 e conta com o apoio financeiro da União Europeia - o programa Interreg Europe e o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
Para todos aqueles que pretendam informações adicionais acerca de todo o processo, podem ser consultadas páginas oficiais em www.interregeurope.eu/optiwamag, https://twitter.com/OptiWaMag, http://www.facebook.com/Optiwamag, e também colocar questões através do contacto direto em Portugal, através do email lousada.ambiente@cm-lousada.pt