Município cria projeto “ParTilhado”
O Município de Lousada tem vindo a criar várias soluções habitacionais para a diversidade populacional do concelho.
Nesse seguimento, o Município e o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), em colaboração com a Associação “Ao Encontro das Raízes”, desenvolveram o Projeto de Residências Partilhadas denominado “ParTilhado”. Este projeto tem como destinatárias pessoas de baixos rendimentos que vivam isoladas e consiste na concessão de direito ao uso de um quarto individual e ao usufruto das partes comuns, numa habitação partilhada com pessoas em circunstâncias sociais semelhantes.
O Presidente da Câmara Municipal, Dr. Pedro Machado, salientou que “a celebração deste protocolo como IHRU acontece após o Município ter lançado o desafio aos responsáveis da instituição governamental, de modo a converter algumas das frações em residências partilhadas”.
Ainda de acordo com o autarca “o número de pessoas que procura habitação é grande e, muitas delas vivem isoladas. Por isso, a primeira dificuldade passa por ter disponíveis habitações T0 ou T1. Acresce ainda o isolamento social e, por isso, as residências partilhadas comportam imensas vantagens”.
Desta forma, cada uma das residências vai ser ocupada por quatro pessoas, com condições dignas de habitabilidade e com a possibilidade de convivência, acrescendo ainda uma abordagem integrada em termos de apoio social. “Todo este processo é possível por que o IHRU disponibilizou duas residências e a associação “Ao Encontro das Raízes” aceitou o desafio de fazer a gestão do projeto, merecendo, desde já, um agradecimento público” – afirmou o Dr. Pedro Machado.
Na assinatura deste protocolo esteve a Dra. Ana Cruz, Diretora de Gestão do Norte do IHRU, que destacou “o importante papel que a Câmara Municipal de Lousada tem tido ao empenhar-se ativamente em dar qualidade nas habitações dos seus munícipes. Por isso mesmo, esta colaboração vai, com toda a certeza, manter-se”.
“Ao Encontro das Raízes” parceira do projeto
Reconhecendo a importância da modalidade alternativa ao alojamento convencional, a autarquia promoveu esta iniciativa junto de uma associação local, com um modelo inovador que permite conferir privacidade aos seus residentes, bem como um melhor funcionamento das dinâmicas de convivência diária. Vão ser beneficiadas as famílias unipessoais de modo a dar resposta adequada aos desafios e realidades do presente.
O IHRU em parceria com a Autarquia aderiu a este projeto tendo arrendado duas frações (uma para elementos do sexo feminino e outra do sexo masculino) no Bairro Dr. Abílio Alves Moreira, para que estas sejam subarrendadas à Associação “Ao Encontro das Raízes”, de modo a que seja implementado o mais rapidamente possível.
Habitação Acessível vai se apresentada
No final o Presidente da Câmara, Dr. Pedro Machado, anunciou que "vai ser apresentado um projeto-piloto relativo à Habitação Acessível, que pretende ser uma resposta para quem tem uma condição económica não tão frágil mas que, mesmo assim, sente dificuldades em aceder ao mercado de arrendamento normal. Existe um terreno que está preparado, no centro da Vila, e, brevemente o projeto vai ser apresentado ao IHRU”.