Lousada: património vernacular, um olhar contemporâneo
área de título (partilhada)
Lousada: património vernacular, um olhar contemporâneo
Partilhar
área de conteúdos (não partilhada)
23Junho2021
Partindo do mote de que “o património construído vernáculo é a expressão fundamental da identidade de uma comunidade, das suas relações com o território e, ao mesmo tempo, a expressão da diversidade cultural do mundo”, o Município de Lousada promoveu o V Concurso de Fotografia, dirigido a todos os interessados, amadores e profissionais nacionais, entre 1 de março a 30 de abril.
Contou com a participação de vários fotógrafos do concelho e da região, tendo sido apresentados a concurso 39 registos fotográficos.
O júri considerou a seleção final de 3 fotografias, das quais duas foram contempladas com um dos prémios monetários e uma outra com uma Menção Honrosa.
Mariana Melo Lima conquistou o prémio no valor de 250 euros com a fotografia intitulada "Luz no temporal", captada junto ao rio Sousa, na freguesia de Pias. Em Santo Estêvão de Barrosas, Isabel Cristina F. da Costa captou a fotografia "Alminhas I", que lhe valeu a conquista do prémio no valor de 150 euros. A Menção Honrosa coube por seu lado à fotografia "Olhar para o futuro pelo passado", obtida em Pias, de Maria Antónia da Mota Nunes.
Os trabalhos fotográficos apresentados a concurso estão patentes ao público até dia 2 de julho, sexta-feira. A exposição pode ser visitada na Biblioteca Municipal de Lousada, de segunda a sexta-feira, entre as 9h30 e as 12h30 e as 14h00 e as18h00.