O Município procedeu à colocação, na via pública, de oleões para a recolha de óleos alimentares usados (OAU). A criação desta rede de recolha seletiva, apesar de ser uma imposição legal, é um projeto piloto que o Município se encontra a desenvolver a fim de verificar a adesão da população à separação e deposição seletiva deste tipo de resíduos.
Neste projeto piloto, que envolveu as Juntas de Freguesia, encontra-se instalado um oleão em cada, sendo o objetivo da autarquia, ao longo do tempo, aumentar o número de equipamentos instalados.
A reciclagem de óleos oferece diferentes vantagens para o ambiente entre as quais se destaca a redução da carga poluente nas Estações de Tratamento de Águas Residuais e a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito de Estufa) para a atmosfera.
Existem algumas regras para que os óleos sejam depositados nos recipientes. A principal é que só se deposite óleo alimentar usado e azeite.
O óleo alimentar usado, depois de arrefecer, deve ser colocado num recipiente de plástico limpo. Quando este estiver cheio deve ser bem fechado e depositado dentro do oleão.
Produtos como manteiga, óleo lubrificante (motores), ou outros tipos de resíduos não devem ser colocados.