área de breadcrumb (partilhada)
área de título (partilhada)
Vacinação para motoristas de transportes
área de conteúdos (não partilhada)
área de menu central (partilhada)
O Município de Lousada tem vindo a reforçar as medidas de combate à Covid-19 e, nesse sentido, na semana passada o Vereador do pelouro da Saúde, Dr. Nelson Oliveira, enviou uma carta ao Coordenador da Task Force para a Vacinação, Vice-almirante Gouveia e Melo.
O propósito deste documento passa por “solicitar autorização para que os funcionários adstritos ao transporte escolar ou de idosos (por exemplo – transportes para Centros de Dia), pertencentes aos quadros do Município ou Juntas de Freguesia possam ser vacinados o mais depressa possível, uma vez que estão a colocar em risco o funcionamento normal da atividade escolar e, para além disso, poderíamos contribuir para uma maior segurança de todos os intervenientes do contexto escolar e de apoio social aos mais idosos” – como salienta o Vereador da Saúde.
De acordo com o Dr. Nelson Oliveira “existe uma possibilidade forte de o concelho ser confrontado com dificuldades, em virtude do aparecimento de alguns casos de Covid-19 na comunidade e envolvendo os motoristas de transporte escolar do Município e Juntas de Freguesia, obrigando-os a períodos de quarentena que, desta forma, colocarem em causa o funcionamento normal das atividades escolares. A realidade demonstra-nos que particularmente as Juntas de Freguesia não tem recursos humanos especializados para fazer face a estas substituições, sendo que neste caso o problema torna-se ainda mais grave”.
Este documento foi enviado para a Direção-Geral da Saúde, no sentido de sensibilizar as autoridades para a vacinação deste grupo de colaboradores que estão em contacto direto com dois grupos mais sensíveis, como ´caso das crianças e dos idosos e por ser difícil a sua substituição.