Comemorações do 25 de Abril em Lousada



O Município de Lousada celebrou os 47 anos do 25 de Abril de modo online com transmissão através do facebook do Município.
O Presidente da Câmara de Lousada, Dr. Pedro Machado, afirmou que “festejar Abril, mesmo com todos os condicionalismos sociais e sanitários, constitui, assim, um dever de cidadania, pois evoca os princípios mais sagrados do nosso regime: a democracia, a liberdade, o desenvolvimento e a coesão social. Porém, não podemos ignorar os que perderam a vida por causa da doença, os seus familiares e amigos, bem como não podemos esquecer os que mais sofreram pela ausência de contactos – sobretudo os nossos idosos –, pela afetação dos negócios ou pela perda de emprego”.
Ainda de acordo com o Dr. Pedro Machado “defender o 25 de Abril é potenciar as suas conquistas, cumprir a Constituição, combater as desigualdades, revigorar os serviços públicos, robustecer o Poder Local, auscultar os sentimentos e anseios das populações e exigir constante escrúpulo ético na atividade política”.
O Presidente da Câmara referiu também que “de muita gente de Lousada e de muita solidão e exploração se fez Abril: dos perseguidos, presos e torturados pela PIDE; dos combatentes, mortos e estropiados na Guerra Colonial; das famílias sem pão e sem trabalho; das vítimas do analfabetismo e da miséria; dos emigrantes empurrados para as longínquas fronteiras do vento e da saudade”. Foi ainda destacado Rui Feijó que faria 100 anos em 2021, tendo sido, entre muitos outros cargos, “o primeiro Presidente da Câmara Municipal após a Revolução, Deputado à Assembleia Constituinte, primeiro Delegado Regional do Norte do Ministério da Cultura, figura de grande intervenção política, cívica e cultural, que a sua discrição e, até, renúncia da exposição pública impediram a visibilidade merecida, afirma-se como referência dos ideais democráticos”.
A Presidente da Assembleia Municipal, Dra. Lurdes Castro, destacou, na sua intervenção, que “neste momento, particularmente difícil, da nossa história atual e na luta para ultrapassar todas as adversidades que enfrentamos neste último ano contra um inimigo invisível, importa enaltecer todo o trabalho e dedicação dos heróis anónimos que, na linha da frente, cuidaram e cuidam de todo um país, em particular, todos os profissionais de saúde - médicos, enfermeiros, auxiliares, empregados de limpeza, bombeiros - pois é difícil de referir aqui todos os que mantiveram vivo todo um país”.
A Dra. Lurdes Castro deixou ainda “uma palavra de agradecimento a todos os que lutaram e continuam a lutar diariamente pelo bem-estar dos nossos concidadãos e a palavra de apreço ao Município de Lousada, na pessoa do Presidente da Câmara, Dr. Pedro Machado, por todo o trabalho desenvolvido durante este período difícil”.
Para a Presidente da Assembleia Municipal acrescentou ainda que “o Município de Lousada, foi pioneiro e serviu como exemplo para muitos outros, não só pelas medidas adotadas, como também pela forma como as mesmas foram implementadas, sempre no sentido de criar, atempadamente, uma resposta às necessidades dos Lousadenses, bem como a todos os membros da Assembleia Municipal por toda a colaboração, pelas propostas e opiniões apresentadas”.
Foram ainda transmitidas as intervenções dos grupos municipais representados na Assembleia Municipal.
A cerimónia teve início às 10h00 com a interpretação do Hino Nacional, pelo Quinteto de Metais da Banda de Música de Lousada acompanhado pelo cantor lírico José Corvelo.
A noite foi dedicada à música com a atuação da banda Lousadense “Venham mais 25”, a partir das 22h00.