Projetos europeus de educação

O Município de Lousada está a desenvolver diversos projetos em parceria com outros países europeus, promovendo boas práticas na área da educação. Todos são cofinanciados pelo Programa Erasmus +.
Projeto Humanistic Values
A parceria de Lousada com o Projeto Humanistic Values termina em fevereiro do próximo ano.
Este projeto é coordenado pela Gaziantep Universitesi, na Turquia, e tem como parceiros, para além do Município de Lousada, a Asociacija Tavo Europe (Lituânia), Gaziantep Buyuk Sehir Belediyesi (Turquia), Ajuntament de Castelló (Espanha), e Kayra Yoney Lem Ltd. Sti. e Istanbul Teknik University (Turquia).
O Projeto Humanistic Values pretende desenvolver um programa de formação para capacitar os imigrantes provenientes de zonas de risco, de modo a criar aptidões para a vida quotidiana e uso eficaz dos recursos disponíveis. Pretende ainda definir uma abordagem metodológica da estrutura do Programa de Formação, orientado para as instituições e associações locais, regionais e nacionais, bem como criar campanhas de consciencialização pública para as instituições e organizações que estão relacionadas com o asilo dos imigrantes. http://commonhumanvalues.gantep.edu.tr
Increasing the Quality of Life of Refugees Under Active Aging
O Município de Lousada é também parceiro do Projeto Increasing the Quality of Life of Refugees Under Active Aging.
O projeto é coordenado pelo Kirsehir Aile ve Çalisma Sosyal Hizmetle Il MÜDÜRLÜGÜ (Turquia) e tem como parceiros o Município de Lousada, Kirsehir Ahi Universitesi (Turquia),
Euronet (Itália), Aristotelio Panepistimio Thessalonikis (Grécia), Genista Research Foudation (Malta).
Pretende-se a integração das pessoas com mais de 50 anos, na vida ativa, em que todos os parceiros se comprometem a garantir o bem-estar de vida dos mais velhos, através de um conjunto de atividades recreativas para combater o isolamento social.
EuRiCa
Um outro projeto a que o Município se associou é o Europe Ritual Cuisine – Digital Presentation and Preservation, coordenado pela Burgaski Svoboden Universitet e tem como parceiros, para além de Lousada, a Universidade Portucalense Infante D Henrique, Historical Museum Burgas (Bulgária), Latvijas Etnografiskais Brivdabas Muzejs, Latvia, Kulturverein Blaues Fenster (Austria) e Speha Fresia SC (Itália).
O projeto tem como objetivo a criação de um guia de receitas sobre a gastronomia local, como importante marcador etno-cultural a nível transnacional, num formato digital, acessível a todos.
Para além disso, vai ser desenvolvido um programa de formação que visa a partilha de boas práticas entre os países envolvidos, de forma a desenvolver métodos e procedimentos de registo, preparação e publicação digital de receitas.
"Resilient Preschools"
O projeto 'Resilient Preschools' pretende analisar a realidade em vários países europeus sobre a educação da resiliência na educação pré-escolar.
Os resultados obtidos vão permitir desenhar e testar um programa de formação para educadores de infância, a nível europeu, potenciando uma cultura escolar inclusiva de orientação positiva, na qual todas as crianças sejam sempre valorizadas e respeitadas.
O consórcio do projeto inclui seis organizações parceiras de diferentes países da União Europeia, entre elas o Município de Lousada e a Universidade do Porto e ainda instituições de ensino e instituição da Grécia, Chipre, Roménia e República Checa.